PDA

Ir para Versão Original : Configurando uma boa AI pro seu homunculos

<Ninguem>
09/05/2008, 16:09:06
Bom pessoal nao sei se ja tem no forum um topico sobre a inteligencia artificial de homunculus
mas eu nao axei
entao resolvi criar um tutorial sobre a AI afinal ninguem joga soh com bot neh?

indice
1-o que e AI?
2-eu nao sei mecher em lua nao vou poder mudar a AI?
3-Mechendo com o MRAI
4-a Famosa Danca dos Homunculos
5- Programacao
6-Downloads

1 o que e a Ai?
bom AI e a abreviacao de inteligencia artificial
os homunculos vem com uma inteligencia artificial programada pela gravity
a AI usa programacao LUA uma programacao nao mto dificil porem meio chata de aprender
a gravity autorizou os players a mudarem a AI dos homunculos ou seja alterar a ai nao eh ilegal como usar bot eh =D
o bom e que se voce souber mecher com a AI voce pode ate programar para o seu personagem jogar pocao quando seu homunculus estiver sem mta vida automaticamente
quase tudo eh possivel com a AI desde escolher quais bichos o homunculo deve atacar ate qual magia dele deve ser usada
uma das poucas coisas q nao eh possivel programar infelizmente eh alimentar automaticamente
mas pra isso serve o bot quando se quer ficar afk nao?

2eu nao sei mecher em lua nao vou poder mudar a AI?
na verdade existe um programa chamado MIR AI que e facil de ser usado e com ele da pra se programar algumas funcoens
download desse programa segue mais a baixo

3Mechendo com o MRAI
foto:http://img401.imageshack.us/img401/6060/miraicptacthc0cm2.png
bom esse programa tem um basico de:
anti ks
uma lista de amigos ele desativa o sisteama anti ks para os monstros q estiverem batendo na sua lista de amigos do Homunculos
bom parece complicado adicionar um amigo mas nao eh Mande seu homunculus ir (alt+click com botão direito) a uma célula acima ou uma célula abaixo do jogador que deseja
adicionar/remover. Para confirmar a função, seu homunculus irá circular o player (no caso de adicionar) ou então passará duas vezes sobre ele, no sentido leste-oeste, similar ao movimento de uma borracha.(no caso de remover).
sistema de arremeço de poção automatico
Bom se voce olhar no mir ai voce encontrara no canto superior esquerdo uma fotinha de uma pocão branca
aquilo serve pra voce escolher se voce quer q o seu alquemista jogue pocão automaticamente e qual pocao
bom no canto direito do seu MirAi tem uma lista de alguns monstros aquilo serve pra voce programar qual tipo de ataque que seu homunculos vai usar ou se vai fugir ou se vai ignorar o monstro q voce escolher

Avoid: Ignora sempre o monstro independe da situação.
Coward: Ignora o monstro e só ataca-o se o mesmo atacar o homunculus ou o mestre. O Homunculus fica rodando em volta do mestre dando a idéia que estivesse protegendo enquanto tal monstro se aproxima.
React: Apenas ataca o monstro caso ele ataque o mestre ou o homunculus. Homunculus fica imóvel ao lado do mestre sem movimentos de patrulha, ignorando até a chegada do monstro.
_1st: Atacará esse inimigo primeiramente.
_last: Deixará esse monstro para último caso. Matará todos os outros para só depois atacar este.

Programa tambem para usar skills (Vanil = Caprice; Filir = Moonlight) uma vez, duas vezes, ou com força total!

no_skill: Atacará normalmente, sem uso de nenhum das habilidades
one_skill: Utilizará apenas uma vez a habilidade enquanto ataca o monstro com golpes normais.
two_skill: Utilizará apenas duas vez a habilidade enquanto ataca o monstro com golpes normais.
max_skills: Utilizará o número de skill que precisar para matar o monstro, enquanto ataca com golpes normais
Bom tambem da pra voce programar no lado esquerdo se voce quer q seu homunculos fuja quando tiver com X% de hp
ou que ele ataque primero os monstros que estao te atacando antes dele atacar os monstros q estao atacando ele (ideal pra AFKMist

4 a Famosa Danca dos Homunculos
bom todo mundo ja ouviu falar na danca dos homunculos
quando os homunculos chegaram eles atacavam mto rapido isso foi um erro q a graviti corrigiu
bom agora eles atacam devagar
claro q ums mais rapidos que outros pois cada um tem seu ASPD dependendo de sua necessidade
bom oque seria essa "dancinha" como eh chamada
bom eh um comando de programacao do Ai
que faz com que seu Homunculos pule a animacao do ataque e ataque de volta ou seja
inves do homunculos esperar sua animacao de ataque terminar ele ataca ignorando a animacao
como ele faiz isso?
bom vou explicar como eu programei
Nao se esqueca de fazer backup do arkivo AI da pasta user_AI caso algo de errado

bom entao vamos comecar
entre na pasta do seu ragnarok
procure a pasta AI
e dentro da AI procure O User_ai
e la abra com o NOTEPAD
o arquivo AI
aperte ctrl+F
e procure por elseif (MyState == ATTACK_ST) then
dai voce subistitiu isso por :

elseif (MyState == ATTACK_ST) then
if ((GetV( V_SP, MyID) * 100) / GetV( V_MAXSP, MyID) > 80) then
OnATTACK_ST ()
local zx, zy = GetV( V_POSITION, MyEnemy )
Move(MyID,zx+1,zy)
Move(MyID,zx-1,zy)
OnATTACK_ST ()
Move(MyID,zx,zy+1)
Move(MyID,zx,zy-1)
else
OnATTACK_ST ()

end

bom oque examanete quer dizer cada linha dessas?
if ((GetV( V_SP, MyID) * 100) / GetV( V_MAXSP, MyID) > 80) then bom essa linha quer dizer que se o teu homunculos estiver com sp maior q 100 vai fazer essa danca se nao ele vai atacar normalmente isso serve pra q eu sp possa se recuperar porq quando ele ta fazendoa danca o sp do homunculos nao recupera
OnATTACK_ST () bom isso aquie quer dizer q ele vai atacar
Move(MyID,zx+1,zy) esse aqui diz q o homunculso vai se mover +1 cedula pra sima pra poder pular a animacao de ataque se voce preferir pro lado inves de ZX+1 coloque no ZY+1 mas isso nao importa
bom essa eh a danca basica
a danca q eu uso inves de se mover tanto ele se move menos e nao se importa tanto com o sp :
elseif (MyState == ATTACK_ST) then
if ((GetV( V_SP, MyID) * 100) / GetV( V_MAXSP, MyID) > 20) then
OnATTACK_ST ()
local zx, zy = GetV( V_POSITION, MyEnemy )
Move(MyID,zx,zy-1)
OnATTACK_ST ()
Move(MyID,zx,zy+1)
else
OnATTACK_ST ()

end
note q eu mudei de 80 pra 20 ((GetV( V_SP, MyID) * 100) / GetV( V_MAXSP, MyID) > 20)
isso quer dizer q ele vai realizar a danca sempre q tiver com sp maior q 20 inves dos 80 q estao na outra danca

bom tambem posso inves de quere q ele soh faca a danca com sp maior q os X tantos q eu quero eu posso fazer o hp
mudando o V_Sp e o V_MAXSP do ((GetV( V_SP, MyID) * 100) / GetV( V_MAXSP, MyID) > 20)
por V_HP e V_MAXPHP

5PRogramacao ai
http://s15.invisionfree.com/Solarium/index.php?showtopic=129&st=0#entry2657718
6-Downloads
http://www.mirandablade.altervista.org/index.php?pg=mirai&lng=en
qualquer coisa se esse link nao funciona provavelmente na sua Pasta USER_AI/AIprograms deve ter ese programa mais antigo
Tutorial feito pro :Serealkilian
Fontes :Foruns e experiencia propria
bom qualquer duvida poste aqui eu tentarei responder dentro do possivel
desculpem os erros de portugues e a falta de acentuacao mas meu computador infelizmente nao esta com os acentos funcionando =/

caso ja tenha algum tutorial sobre isso no forum podem apagar
eu sou um usuario constante desse forum e resolvi contribuir com oque sei por isso criei esse topico
EDIT pra voce trocar entre a AI do gravity com a AI q voce Editou screva /hoai durante o jogo

Debardo
13/05/2008, 4:56:14
Muito bom esse tutor do MRAI.

Sem mais!!!

Jounin
13/05/2008, 23:32:10
Massa memso, já virou tópico fixo?
Deixa como fixo Debardo...

Debardo
14/05/2008, 4:12:34
Massa memso, já virou tópico fixo?
Deixa como fixo Debardo...

Assim que vi esse tópico já providenciei isso,esse tópico sera muito util para a comunidade.

Sem mais!!!

Odnan
05/06/2008, 22:57:54
Otimo tuto!!
100% excelente!!

baratax69
12/06/2008, 19:38:52
Apezar deu ja ter visto em um forum n muito conhecido so tinha 7 membros la num tava taum explicado com esse aki xD
otimo aprimoramento lol

Cururu²
25/08/2008, 23:21:22
Baixei o arquivo blz,....mas num tem todos os bixo como façao pra colocar mais bixos la pro meu pequeno amigo bater ^^

fico grato desde ja:duh2:

sabao
03/09/2008, 22:31:49
se nao me engano vi um tutolrial igual ou parecido com esse... no forum do bro

creditos???

20pegarstronda
05/11/2008, 14:41:12
Eu to com 1 problema no meu Ai

eu configuro ele certinho so que ele nao arremeça a pot ja tentei de tudo si tiver como mi ajuda eu fico agradessido

<Ninguem>
12/11/2008, 13:47:35
Eu to com 1 problema no meu Ai

eu configuro ele certinho so que ele nao arremeça a pot ja tentei de tudo si tiver como mi ajuda eu fico agradessido

ali no Auto Aid ^^ voce muda o pot q quer arremessar e a frequencia

se nao me engano vi um tutolrial igual ou parecido com esse... no forum do bro

creditos???
daria devidos creditos se isso aqui foce copia
pra fazer esse tuto eu peskisei sim em varios forums americanso e brasileros
mas fiz ele com os meus conhecimentos e não eh uma cpoia ^^