PDA

Ir para Versão Original : Especial SAW: Jogos Mortais III

Dura Lex, Sed Lex
06/11/2006, 19:21:43
Jigsaw está desaparecido. Amanda, agora sua aprendiz, o recuperou de seu estado quase perecido do último filme e simplesmente sumiu com ele. Enquanto todo mundo faz o que dá pra encontrar o truta, a doutora Lynn Denlon (a novata Bahar Soomekh) não faz idéia de que está prestes a se tornar a mais nova peça do tabuleiro do fodáximo "assassino".

Uma noite, enquanto terminava um turno no seu hospital, Lynn é capturada e levada para um armazém abandonado, onde acaba conhecendo Jigsaw, todo fodido e prestes a perecer. Então, ela é obrigada a mantê-lo vivo por tempo suficiente para que Jeff, outra vítima, consiga completar seu próprio jogo.

Correndo contra o tempo das batidas do próprio coração do Jigsaw, Lynn e Jeff lutam pra passar por seus testes, sem saber que ele tem um plano muito maior pros dois...

Goste ou não goste de filmes assim, não há como negar que a "franquia" Jogos Mortais deixou uma patcha marca no gênero terror/suspense, mais ou menos como Jason Vorhees e Freddy Krueger fizeram há vinte anos, e Sydney Prescott, de Pânico, fez há dez. Todo mundo já tá cansado de saber o quanto eu sou apaixonado por todos os SAW, e também o quanto eu estava esperando por este.

Porém, eu não pude deixar de pensar em uma coisa: praticamente todo o "mistério" da história já tinha ido pro Limbo. Sempre é legal ver pessoas se estrepando em armadilhas absurdamente engenhosas, mas será que a história teria a mesma força de seus dois antecessores? SIM. MUITO. "TOOOOOOMA, TROUXA" foi o que eu pensei, por ter duvidado. =D

Uma coisa é certa, amiguinhos: mesmo com o próximo filme já confirmado, esse terceiro longa é o FIM da franquia. Pelo menos, pra mim e pra todos os fãs do trabalho do Jigsaw. Não, não fique triste com isso. É o final perfeito pra trilogia perfeita. Os criadores James Wan e Leigh Whannel estão de volta junto do diretor do segundo, Darren Lynn Bowsman. Não tinha como ser diferente.

O mais fantástico de todo o filme, porém, não são as armadilhas (que estão, sim, mais criativas e violentas do que nunca), mas é a chance de podermos entender cada pedacinho da vida e obra do onipresente Jigsaw. Durante toda a projeção, nós somos apresentados ao relacionamento dele com Amanda e descobrimos que ela vai além do básico professor/aluna, algo que começou antes mesmo do que imaginávamos. Eu juro pra vocês que fiquei comovido, de verdade, com toda a situação pela qual Jigsaw passa. É emocionante MESMO.

Tirando isso, vamos ao que todo mundo já espera de um Jogos Mortais: a violência está explícita como nunca, sonora como sempre e DELICIOSA como jamais esteve. Diferente do segundo episódio da franquia, dessa vez não há economia na demonstração de intensidade. Patcha que la pária, até EU me contraí na cadeira.

Uma coisa que pode ser considerada "ruim" é o fato de que você precisa estar antenado nos dois primeiros filmes, se quiser curtir a experiência em todo o seu esplendor. Aliás, não só nestes dois, como também nos quadrinhos que contam a origem do mestre, que nós citaremos em nosso PoOoOoOoOdcast. Se você já leu/ouviu todo o nosso especial, vai com fé.

Um cara acorrentado pelo corpo todo; uma caixa toráxica completamente arrancada, com órgãos expostos (DO CARALHO!); um colar-espingarda; uma mulher congelada; uma piscina de entranhas; um crucifixo giratório; tiros no pescoço, na cabeça... Tudo do bom e do melhor. =D

Detalhe interessante: a mulher congelada tá completamente pelada. =D

Eu fiquei sentado na poltrona por um longo tempo. Sim, fiquei imóvel. Completamente dominado pelo filme. Maravilhosamente escrito, fantasticamente recheado com personagens fortes e armadilhas aterrorizantes, não havia melhor maneira de terminar com tudo.

Fazendo você ficar confuso, mais uma vez, sobre quem é realmente o bonzinho ou o mauzinho da história, e finalizando com mais uma surpresa daquelas que te dá vontade de chutar o saco do lanterninha e cuspir na cara da moça da bilheteria, Jogos Mortais III é feito pros fãs da trilogia ficarem satisfeitos pro resto da vida. Sangue, emoção e enredo na medida certa, esse é o melhor filme de terror do ano. Mas isso, pra quem já viu suas preqüências, não é novidade. =D

Quer saber? Por enquanto, eu quero mais é que o Jogos Mortais IV se foda. Os atuais três são mais do que suficientes.

http://judao.com.br/?http://judao.com.br/8/texticulo.php?action=ler&id=5321