PDA

Ir para Versão Original : Vaticano pode abolir idéia de 'limbo'

moko moko
06/10/2006, 10:19:53
Uma comissão de teólogos católicos deverá recomendar ao papa Bento 16 nesta sexta-feira que o conceito de limbo seja abandonado.
Os teólogos estão reunidos no Vaticano nos últimos dias para discutir o limbo que, de acordo com a tradição, é algum lugar entre o paraíso e o inferno e é ocupado por almas de crianças que morreram sem batismo e pessoas boas que viveram antes de Cristo.

O próprio papa Bento 16 rejeitou a noção de limbo, dizendo se tratar de uma mera "hipótese".

Há sugestões de que a possível mudança seja uma tentativa de impedir que fiéis de países com alto índice de mortalidade infantil optem pelo islamismo, que afirma que os bebês natimortos vão direto para o paraíso, disse o repórter da BBC, Rahul Tandon.

Mas o teólogo católico John MacDaid rejeitou essa possibilidade. "Eu acho que não há nenhuma rivalidade aqui", afirmou o padre.

"O que eu diria a qualquer pai ou mãe que perde uma criança e que está preocupado com o destino daquela criança é que nós precisamos ter confiança absoluta de que aquela criança agora foi acolhida por Deus no paraíso."

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/10/061006_limbo_papa.shtml
==================================================
UhuehUHUAHuhueHUHUhauheu, tô começando a gostar cada vez mais desse papa, ele vai acabar com igreja católica se continuar assim.

"Pessoas q pensam são perigosas". System of a down

PHiN
06/10/2006, 13:35:59
Esse aí tá saindo melhor que a encomenda :P

ßørelø
06/10/2006, 13:45:33
eh, esse papa ta sendo mto 10, so ta fazendo merda

moko moko
06/10/2006, 15:37:17
Afinal o limbo vai ser limbo mais um tempo!!!

Papa mantém conceito de limbo no limbo por mais um tempo

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Bento 16 preferiu manter, por enquanto, o limbo no limbo.

Há quase um ano a Comissão Teológica Internacional da Igreja vem trabalhando num documento que pretende abolir formalmente o limbo, o lugar para onde, segundo a tradição católica, vão as crianças que morrem sem ter sido batizadas.

O papa celebrou uma missa com os integrantes da comissão na manhã de sexta-feira, mas, ao contrário do que especulava a imprensa, ele não mencionou o conceito do limbo na homilia e não anunciou nenhuma decisão.

Havia informações de que o papa aboliria o limbo na sexta-feira, mas um participante, o arcebispo italiano Bruno Forte, disse que os 30 integrantes da comissão ainda estão ajustando o texto do documento.

"Ainda estamos trabalhando no documento. Acho que vamos estar prontos para entregá-lo a ele até 2007", disse ele à Reuters por telefone depois da missa.

De qualquer forma, nos círculos católicos o fim do limbo é tido como fato consumado.

Em entrevistas e livros publicados antes de ser eleito papa, no ano passado, o então cardeal Joseph Ratzinger deixou claro acreditar que o conceito do limbo deveria ser abandonado, por ser "apenas uma hipótese teológica", e não uma "verdade definida da fé".

Para os teólogos medievais, o limbo era o local reservado para os mortos não-batizados, incluindo gente de bem que havia vivido antes da vinda de Jesus Cristo.

Para os católicos, o batismo elimina o pecado original que manchou todas as almas desde a expulsão de Adão e Eva do jardim do Éden.

Embora nunca tenha feito parte formalmente da doutrina católica, o limbo era ensinado aos católicos até os anos 1960, e em muitas línguas a palavra adquiriu o sentido de um estado de suspensão.

O catecismo oficial da Igreja Católica, lançado em 1992 depois de décadas de elaboração, eliminou o conceito de limbo: "Quanto às crianças que morreram sem o Batismo, a Igreja só pode confiá-las à misericórdia de Deus."

Na Divina Comédia, Dante Alighieri colocou pagãos virtuosos e grandes filósofos clássicos no limbo.

A comissão teológica começou a trabalhar na questão a pedido do papa João Paulo 2o., que queria uma forma "mais coerente e esclarecida" de descrever o destino dos inocentes.

http://br.today.reuters.com/news/newsArticle.aspx?type=worldNews&storyID=2006-10-06T150955Z_01_B901950_RTRIDST_0_MUNDO-PAPA-LIMBO-POL.XML&archived=False
================================================== ========
Hoje de manhã, me peguei seriamente inclinada a processar a igreja por falar coisas com a proposito de manipular as pessoas, coisas as quais eles não tem provas, logo diria eu mentiras, mas foi sempre assim, não sou eu q vou mudar, eles simplesmente me excomungariam!!!
Mas to botando fe q esse papa vai ajudar muito, aeeee viva o Bento!!!