PDA

Ir para Versão Original : Empresas de antivírus questionam funcionamento do Windows Vista

Mai
05/10/2006, 1:21:46
As empresas líderes em segurança de software, como a Symantec e a McAfee, expressaram publicamente preocupação a respeito do lançamento, pela Microsoft, do Windows Vista.

Segundo reportagem desta quarta-feira publicada pelo jornal "The New York Times", as companhias de software de segurança têm conversado com autoridades da Comissão Européia e com o comitê técnico da Microsoft, mas ainda não fizeram queixa alguma sobre leis antitrust.

Na Europa, outra empresa produtora de antivírus, a F-Secure, se uniu às americanas no questionamento sobre o design do novo Windows Vista, programado para ser lançado aos clientes em novembro e aos consumidores em janeiro de 2007.

"Estamos tentando assegurar aos consumidores o direito de escolher um software de segurança", afirma Enrique T. Salem, presidente do departamento de produtos e serviços aos consumidores da Symantec.

A Microsoft afirma que tem feito mudanças no Vista em relação às versões anteriores, tal como não permitir que qualquer pessoa acesse o kernel --uma série de arquivos que constituem o núcleo do sistema operacional.

Em entrevista, George Samenuk, executivo-chefe da McAfee, apontou dois itens do Vista que podem prejudicar seus rivais, ao induzir usuários a utilizar o software de segurança da Microsoft. Tais mudanças, insiste a Microsoft, são para cooperar no combate à proliferação de vírus divulgados pela internet.

Primeiro, Samenuk afirma que, negando o acesso ao kernel do novo Windows às companhias de software, acesso permitido em versões anteriores do Windows e de outros sistemas operacionais, "fica mais difícil desenvolver novos produtos de segurança".

Segundo, ele afirma que o Vista direciona os usuários a uma solução de segurança da Microsoft "em uma tela chamada de Windows Security Center", o que tornaria difícil trocar o sistema de segurança por outros fornecedores, afirma Samenuk.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20696.shtml
================================================== ======
tssss...
Bem vindos ao capitalismo!!!

SmashCLS
06/10/2006, 18:05:22
Também acho que uma parcela dos vírus sejam feitos pelas companhias; a questão toda está no fato do negócio vir com o windows e barrar outras possibilidades.

Eu fico PUTO com o maldito MSN, que depois de 200 anos de existência finalmente deixa as pessoas renomear os contatos, algo que tem desde 1997 no ICQ98a. Então pq as pessoas usam MSN? Simplesmente pq vem com o windows, aí não conhecem outra coisa pq o windows não oferece opções.

Estrategicamente falando, é maravilhoso pra MS, mas grana, mais lucro, mas valor nas ações, etc etc etc.

Essa briga de anti-virus e de media player, pra mim (pro meu pc) não faz a menor diferença, não uso nem anti-virus no PC. E media player = bsplayer + winamp. Claro que tem a fatia das empresas que compram anti-virus e tudo mais, mas whatever.

PHiN
06/10/2006, 19:13:44
Engraçado, essa é uma das poucas vezes que a postura da MS nesses casos realmente faz sentido, na minha opinião.
Eles oferecem um produto, e eu sempre achei que a maior responsabilidade pela segurança desse produto era deles, e não de companhias "terceirizadas".