PDA

Ir para Versão Original : Câmara de SP aprova proibição de Outdoors a partir de 2007

PHiN
26/09/2006, 19:40:33
Os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo aprovaram, em segunda votação, nesta terça-feira (26/09), o Projeto de Lei 379/06, de autoria do prefeitura, que proíbe a publicidade externa na capital paulista. O projeto, denominado Cidade Limpa, foi aprovado por 45 votos favor e 1 contra — do vereador Dalton Silvano (PSDB), ligado ao ramo de publicidade.

Na prática, com a aprovação da lei, a partir de 2007, fica proibido qualquer tipo de publicidade externa na cidade. Outdoors, placas, painéis, pinturas em muros, entre outros meios, estão todos proibidos a partir do dia 1º de janeiro de 2007.

Também ficam vetados pelo projeto, por exemplo, anúncios em táxis, ônibus, bicicletas, trailers e até mesmo aeronaves, incluindo os chamativos dirigíveis.

A única forma de publicidade permitida em locais abertos são as placas indicativas de comércio, que sejam de propriedade do imóvel onde a placa se localiza —como iluminação de lojas e restaurantes, por exemplo. No entanto, elas devem respeitar uma metragem de acordo com o tamanho do imóvel.

Quando a fachada do imóvel for inferior a 10 metros lineares, a área total do anúncio não deverá ultrapassar 1,5m². Quando for igual ou superior a 10 metros lineares e inferior a 100m, a área total do anúncio não deverá ultrapassar 4m².

Eventos culturais
De acordo com a lei, não são considerados anúncios os banners ou pôsteres indicativos de eventos culturais que serão exibidos na própria edificação, para museu ou teatro, desde que não ultrapassem 10% da área total de todas as fachadas.

O projeto foi aprovado na forma de um substitutivo, apresentado pela liderança do governo. Segundo o vereador Gilson Barreto (PSDB), líder do governo na casa, após um acordo entre os líderes partidários, decidiu-se por postergar a vigência da lei. Ela deveria passar a vigorar dez dias após sua publicação, mas a retirada dos anúncios deve ocorrer até o dia 31 de dezembro de 2006.

"Está tudo proibido. Esse projeto vai limpar a cidade, ela vai ficar mais bonita, é um projeto que agrada a todos. As empresas de publicidade vão ter um tempo para se adequar à nova realidade. Ela só vale para a cidade de São Paulo, e as empresas ainda poderão atuar em todo o Estado e no país", afirma o vereador Gílson Barreto (PSDB), líder do governo na Câmara.

O projeto, segundo Barreto, deve ser sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab, um de seus principais defensores, até o fim do mês.

http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/31901.shtml

---------------------------

Porra, que beleza! Outdoor é uma das coisas mais ridículas que existem, e a poluição visual em SP beira o ridículo, até que enfim vão tomar uma providência. Lembro de ter discutido isso num tópico sobre um outdoor homossexual ter sido removido da cidade, e eu disse que concordava com a remoção não só daquele, como com a de todos os outros da cidade.
E pau no ** do único vereador cabaço que votou contra. Lobbysta babaca.

Agora, a prefeitura vai ter que fazer a parte dela depois. Tem muito outdoor que serve de disfarce pra um monte de terrenos baldios, cheios de mato/lixo/entulho, etc. Vai ter que montar um projeto de urbanização desses lugares, senão fica 6 por meia dúzia.

Heero Yuy
26/09/2006, 19:54:07
nusss, hora q vi o tópico de hora já lembrei desse outro da remoção do outdoor homossexual

^^ finalmente vou poder olhar pros lados sem ver publicidade ^^

ßørelø
26/09/2006, 23:20:01
sinceramente, ridiculo, isso vai levar a falencia de varias empresas relacionadas a banners e outdoors, o que deveriam fazer eh limitar o numero delas ...

o mais ridiculo de tudo eh limitar o anuncio no proprio local da loja, ficara bem impossivel achar uma loja de pequeno porte ....

essa lei vai ser boa para a populacao que dirige e que fica impossivel ver algo com tanta propaganda ....

PHiN
27/09/2006, 14:56:22
As empresas que se diversifiquem, oras.. elas continuam podendo anunciar à vontade no mobiliário urbano, como pontos de onibus, placas de ruas, lixeiras, relogios, proteção de arvores, etc, etc. Só não vai poder mais fazer a festa de outdoors que eles fazem hoje em dia.

A restrição à propaganda nos comércios pode parecer demais, mas eu acho que é pq o pessoal tá mto acostumado a ver anúncios gigantescos que ofuscam os menores. Mas quando todos forem padronizados, cada um tem seu espaço.
E mesmo que eles voltem atrás e aumentem o tamanho permitido pra esses anúncios (ctza que ainda vão discutir mto isso até o fim do ano), por mim td bem, o que eu quero mesmo é que os outdoors vão tudo pro espaço.

ßørelø
27/09/2006, 18:13:38
phin acho que vc nao leu direito

"A única forma de publicidade permitida em locais abertos são as placas indicativas de comércio, que sejam de propriedade do imóvel onde a placa se localiza —como iluminação de lojas e restaurantes, por exemplo. No entanto, elas devem respeitar uma metragem de acordo com o tamanho do imóvel."

resumindo, nao pode ter propaganda em puplico a nao ser no proprio local da loja, resumindo vc nao pode ter propaganda no ponto de onibus, nem lixeiras nem nada, pelo menos eh isso que da a entender no artigo

no terra, saiu que qndo a medida entrar em vigor, mais de 20 mil pessoas vao ser demitidas

marshall
27/09/2006, 18:45:37
Também ficam vetados pelo projeto, por exemplo, anúncios em táxis, ônibus, bicicletas, trailers e até mesmo aeronaves, incluindo os chamativos dirigíveis.

Viram só ? Nem em ônibus. Concordo com o Freds e Borelex.

PHiN
27/09/2006, 19:00:11
Isso do mobiliário urbano eu vi na Folha:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u126339.shtml

Na verdade ainda não foi 100% definido, a publicidade em mobiliário urbano vai ser aprovada em uma lei separada, que o Kassab deve apresentar pros vereadores em breve.

Na íntegra do projeto no site da câmara tem toda a definição de mobiliário urbano:
http://www.camara.sp.gov.br/noticias_detalhe.asp?id=121
(Seção II, mais ou menos no meio da página).

E eu não tenho a menor "dó" dessas empresas de publicidade, sinceramente. Esses caras exploram o espaço público como bem entendem há anos e anos. E como mais ou menos 70-80% dos outdoors de SP são irregulares, a parcela do lucro que é revertida pra prefeitura é uma mixaria perto do que deveria ser pago.
E antes que digam que a culpa é do PSDB que não fiscaliza, vale lembrar que já teve Maluf, Pitta e Marta na prefeitura, e ninguém fez absolutamente nada.
As empresas que se virem pra anunciar de outra forma, ou peguem as malas e vão pra qualquer outra cidade do Brasil. Acabou a mamata.

Zique
28/09/2006, 16:36:14
e já começaram a retorar os outdoors =D

Prefeitura inicia retirada de outdoors em São Paulo

Funcionários da subprefeitura da Mooca, em São Paulo, retiraram outdoor irregular instalado na esquina da rua Rangel Pestana com Carneiro Leão, no bairro da Mooca, zona leste de São Paulo, nesta quinta-feira. O projeto de lei que coíbe a publicidade externa e outdoors pela cidade de São Paulo foi aprovado na última terça-feira pela Câmara Municipal. A partir de 1º de janeiro, nenhum tipo de publicidade externa poderá ser veiculado, como backlights, frontlights, outdoors e painéis em fachadas de prédios.

Em São Paulo, segundo as empresas do setor, há 13 mil outdoors, sendo que 8 mil deles irregulares. A partir da vigência da lei Cidade Limpa, quem descumprir a medida paga R$ 10 mil de multa e não mais R$ 1 mil, como estava definido anteriormente.
Agência Estado

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1164098-EI306,00.html

'há 13 mil outdoors, sendo que 8 mil deles irregulares.'
...

PHiN
28/09/2006, 19:21:48
8 de 13, achei que fosse até pior.

Heero Yuy
28/09/2006, 20:44:13
isso vai ser só em SP ou no estado todo?

Zique
28/09/2006, 23:34:55
câmara de vereadores = cidade de são paulo