PDA

Ir para Versão Original : Cenas com cigarro vão ser cortadas de 'Tom e Jerry'

Turdin
22/08/2006, 12:45:07
Cenas com cigarro vão ser cortadas de 'Tom e Jerry'

O canal de televisão a cabo para crianças Boomerang vai editar cenas de desenhos dos personagens Tom e Jerry em que os dois aparecem fumando.
A medida será tomada depois que a Ofcom (a agência fiscalizadora dos meios de comunicação) investigou a reclamação de um espectador, que afirmou que os desenhos antigos da dupla não eram apropriados para crianças.

A agência reconheceu que os desenhos "históricos" foram feitos em um tempo em que "o hábito de fumar era geralmente mais aceito".

O canal Boomerang vai editar apenas os desenhos em que o hábito de fumar parece ser "aceito ou glamorizado".

Os dois desenhos que serão editados são Texas Tom, de 1950, e Tennis Chumps, de 1949.

"Estilizado"

No desenhos Texas Tom, o gato Tom tenta impressionar uma gata enrolando um cigarro, acendendo e fumando, tudo com apenas uma mão.

No outro episódio, o adversário de Tom em um jogo de tênis é visto fumando um grande charuto.

"Notamos que nos desenhos de Tom e Jerry o hábito de fumar é mostrado de forma estilizada", afirmou a Ofcom.

Mas a agência afirma que o "nível de justificativa editorial exigido para a inclusão de uma cena de fumo em tais desenhos é necessariamente alto".

"Descrições do hábito de fumar podem não ser problemáticas em certos contextos. Mas as empresas de comunicação precisam julgar o nível de influência que uma cena pode ter sobre uma criança", disse a Ofcom.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/story/2006/08/060821_tomjerrycigarrofn.shtml

axo que de uma certa forma é um pouco de exagero, mas por outro lado se cortaram até a propaganda dos carangueijos pq incentivava crianças a fumar, não é de se surpreender, daki a pouco vão cortar de todos os desenhos, imagina...

south park axo que se fosse pra cortar essas cenas ia ser paia....

Zique
22/08/2006, 13:48:28
hahahaha, eu lembro desses dois episódios...

uma pena serem cortados... ontem eu vi um episódio do pateta no boomerang, era muuuuito velho, lembrei total da minha infância =)

lobO
22/08/2006, 14:32:23
BadFox, a propaganda da tartaruga e do caranguejo eram de cerveja, não de cigarro. E South Park e Tom & Jerry são coisas diferentes. Você não via South Park com 5 anos de idade.

Eu acho que censura fede. Eu comecei a fumar, mas não foi por causa da televisão, ou de propaganda ou coisas assim, foi porque eu quis e pronto.

Turdin
22/08/2006, 15:40:08
caramba, eu sei que era de cerveja, da bhrama, mas o fato é que eram legais, meus irmãos de 4(não 5), 4 anos assistem south park...s

jogador
22/08/2006, 17:55:26
eu também lembro do desenho que ele tenta conquistar a "gata", é muito engraçado.

esses dias eu vi o filme "obrigado por fumar" no cinema, sobre um lobista da industria de cigarros.

o que eles tinham que fazer é editar todas as cenas de pessoas fumando nos filmes preto e branco e colocar eles chupando bala... :/

daqui a alguns anos nós poderemos ver se toda essa campanha contra o cigarro na sociedade atual adianta alguma coisa, ou se as pessoas vão continuar fumando da mesma maneira. eu acredito na segunda hipótese.

Zique
23/08/2006, 0:53:26
daqui a alguns anos nós poderemos ver se toda essa campanha contra o cigarro na sociedade atual adianta alguma coisa, ou se as pessoas vão continuar fumando da mesma maneira. eu acredito na segunda hipótese.
eu tbm...

ah, e no youtube tem alguns episódios de tom e jerry, pica pau... =)