PDA

Ir para Versão Original : Porque as letras no teclado não seguem a ordem alfabética

Heero Yuy
06/07/2005, 21:03:27
Acredite se quiser, mas o teclado que usamos hoje - conhecido como QWERTY (por causa das primeiras letras na fileira superior, na mão esquerda) - foi escolhido por tornar a digitação mais lenta. Isso aconteceu porque as primeiras máquinas, de tecnologia rudimentar, travavam os tipos quando a datilografia era muito rápida. Quando o impressor americano Christopher Latham Sholes (1819 - 1890) inventou a máquina de escrever, em 1868, tentou ordenar as fileiras em ordem alfabética - como acontece na segunda fileira, onde temos uma sequência quase completa: DFGHJJKL.

As mudanças de posição foram feitas para forçar o datilógrafo a bater nas teclas numa velocidade adequada, sem embaralhar os tipos. Por isso, o E e o I, duas das letras mais freqüentes na lingua inglesa, foram retiradas da segunda fileira, a mais acessível. A letra A, outra das mais comuns, ficou relegada ao dedo mínimo esquerdo, o menos hábil de todos.

Em 1932, depois de 20 anos de estudo, August Dvorak, também americano, criou o teclado que leva o seu nome extremamente eficiente para língua inglesa: 3 000 palavras podem ser escritas com as letras da fileira principal (contra 50 no teclado QWERTY) e a mão direita é a mais usada, Alguns fabricantes chegaram a realizar competições entre os dois teclados para determinar qual era o melhor. Infelizmente, o datilógrafo que usou o QWERTY havia memorizado o teclado inteiro, enquanto o outro catava milho. Por conta disso, o QWERTY acabou se tornando padrão industrial e assim permanece até hoje.

Dura Lex, Sed Lex
07/07/2005, 14:14:25
Ja vi teclado totalmente em ordem..Mas parece ser difíciu digitar..Ou intão é só acostumar..

lobO
08/07/2005, 1:58:49
Eu nem olho mais pro teclado... minha visao periferica ajuda muito nesses casos... mas ja decorei onde ficam as teclas....

PHiN
08/07/2005, 3:06:23
Outro dia mesmo eu vi no Stumble Upon um site falando disso...
http://www.visi.com/~pmk/evolved.html

Ele relata o experimento de um cara na busca do melhor layout de teclado, baseado em algoritmos matemáticos, e acaba encontrando um layout bem parecido com o do Dvorak...

Ele tb dá o link para um programa que ele usou para remapear o teclado, se alguem estiver interessado... Eu pessoalmente ja me acostumei totalmente com o layout atual e acho que mudar agora nao valeria a pena.

Ch4kr4
08/07/2005, 4:01:04
eh isso ai galera, eh bom decora tudo isso, pra se algum dia v6 forem no family feud

Iommi
08/07/2005, 14:50:59
Acho que se o teclado fosse de qualquer jeito, nos íamos decorar. Mas será que ia ser mais difícil ou mais fácil, em ordem alfabética?

Dura Lex, Sed Lex
08/07/2005, 16:24:44
Seria um pouco mais difíciu, eu acho..Se fosse pra escrever alguma palavra que as letras longe uma das outras, por exemplo, arroz..teria que ir da primeira letra passar pelos 2 r no meio e a última letra..

Heero Yuy
08/07/2005, 18:33:08
A gente acha que seria difícil pq já estamos perfeitamente acostumados a digitar nesse teclado QWERTY. Se fosse de outro forma a história e tivéssemos ficado com o ordenado alfabéticamente, nos acostumariamos com ele, e achariamos super complicado o teclado QWERTY

Heero Yuy
11/07/2005, 14:22:19
HauhuUHAUhuAuhUAhA... vou fazer o teclado heeroyuy

Gui Natal
11/07/2005, 14:44:17
Vai mesmo?? vai ter 2 botões "E" e dois "Y"?? nossa... mto inteligente da sua parte... =P

Dura Lex, Sed Lex
11/07/2005, 14:47:52
Esse eu não compro..Esse QWERTY ja ta bom pra mim..

marshall
11/07/2005, 20:36:31
Acho que o teclado MANÉS é ideal para vocês. (vem até o acento incluído, já que também são analfabetos)

Gui Natal
11/07/2005, 20:45:23
Acho que o teclado MANÉS é ideal para vocês. (vem até o acento incluído, já que também são analfabetos)

Mas a quem você se refere? :disturb: :disturb:

marshall
11/07/2005, 20:56:06
Lorrain e Heero Yuy, quem mais ?

Gui Natal
11/07/2005, 20:59:01
Ah tah... então ñ tem como deixar de concordar.

Heero Yuy
11/07/2005, 23:24:03
eita... acho que eu e o lorrain estamos virando uma dupla dinâmica :lol:

Dura Lex, Sed Lex
12/07/2005, 1:12:22
Ha...Tava demorando..Porque me pertubastes desta vez Marshall?

Cabeça
12/07/2005, 12:11:58
eita... acho que eu e o lorrain estamos virando uma dupla dinâmica :lol:
dinâmica não, prefiro a outra classificação dada num outro topico por aí do lobo, resumidamente estão ficando chatos e idiotas.

lobO
12/07/2005, 12:28:31
Quem concorda que o Diablo (tambem conhecido por O Zoófilo), morreu e seu espirito de porco foi transportado para os dois? \o/

:D

Heero Yuy
12/07/2005, 14:01:17
valeu em lobo....

Likaon
05/08/2005, 19:06:24
Fala pessoal, faz um tempo que não postam aqui mas achei interessante mencionarem um pouco da história do teclado, e como chegou ao padrão que usamos hoje em dia, o qwerty. Passei por aqui para mostrar o futuro do teclado e mouse convencionais que usamos hoje em dia, cada vez mais aumenta a demanda de mercado por teclados e mouses ergonômicos que sejam mais confortáveis e consequentemente causem menos stress físico ao usuário, a foto que postei abaixo é de um produto que já está a algum tempo no mercado chamado Data Hand, parece um daqueles aparelhos de filme de ficção científica mesmo, mas por incrível que pareça é um teclado, e também faz o trabalho do mouse. Digam o que acham, vocês comprariam um se pudessem?

http://www.datahand.com/images/newhome.gif

ßørelø
05/08/2005, 19:41:02
Likaon como esse "troco" ai funciona ?? parece bem bizarro

Likaon
05/08/2005, 21:03:22
Likaon como esse "troco" ai funciona ?? parece bem bizarro

Fala ßørelø, bom o Data Hand é um conceito de teclado onde você "descansa" sua mão em cima do teclado que no caso são duas bases, cada base possui 4 direcionais para os dedos, cima, baixo, esquerda e direita, cada lado representa uma tecla, seja letra, número ou função, o dedão possui um comando Shift para alternar as funções dos outros botões, e por aí já da pra ter uma noção, não é tão complicado e diferente como parece, só o layout que muda, alias, muitos outros layouts diferentes já foram criados no decorrer da história, a maior parte permaneceu como protótipo mesmo, mas é interessante de se ver por curiosidade mesmo, não acho que o maior motivo para esses layouts tão diferentes não terem conquistado o mercado seja a aparência ou a funcionalidade, acredito que seja o custo mesmo, para você ter uma noção o Data Hand na versão mais simples custa por volta de 500 dólares, já a versão mais avançada custa 650 dólares. Estou postando abaixo fotos de outros layouts estranhos para quem tiver interesse.

http://www.psymbiote.org/lecture/lectureimg/twiddler.gif
Este é o Twidller já na sua segunda versão, um dos mais populares

http://www.psymbiote.org/lecture/lectureimg/bat.jpg
O Bat

http://www.psymbiote.org/lecture/lectureimg/wclam4.gif
O Clam

http://www.psymbiote.org/lecture/lectureimg/keyglove_worns.jpg
Esse nem chegou a sair do protótipo, por isso não tem nome.

http://www.psymbiote.org/lecture/lectureimg/Grasp2glove.gif
Esse é meu favorito, ele não tem nome ainda, e foi criado por uma empresa chamada Virtual Technologies, além de substituir o teclado e o mouse, esse aparelho possui tecnologia háptica, que para quem não sabe está ligada as sensações, ou seja, esse aparelho consegue simular sensações de toque

Bom é isso aí, espero que todos achem interessante, caso alguém se sinta incomodado pelo tamanho do post foi mal aí e basta avisar. :wink3:

PHiN
05/08/2005, 21:13:06
nada, pode postar à vontade :P

eu pessoalmente teria mta dificuldade em usar akele primeiro postado, já que meus dedos mindinhos e anelar esquero sao completamente inúteis, eu digito praticamente soh com os indicadores e médios das duas mãos, polegares nas barras de espaço e anelar direito no enter. :sheesh:
mas mesmo assim considero uma velocidade razoável

Likaon
05/08/2005, 21:20:24
Eu digito usando todos os dedos, e digito bem rápido já que uso teclado desde 1990, ou seja já me acostumei faz tempo, e depois que você se acostuma e fica Pro mesmo você deixa de cometer erros de português banais como vejo algumas pessoas cometerem, apesar de que algumas os cometem por não saber escrever mesmo :rolleyes: hehehe

Dura Lex, Sed Lex
05/08/2005, 21:48:19
Po, muito legal, mas é comum achar esse treco ai vendendo em lojas de informáticas?

Likaon
05/08/2005, 22:01:10
Po, muito legal, mas é comum achar esse treco ai vendendo em lojas de informáticas?

Não, como eu disse por causa do custo, esse tipo de aparelho só sob encomenda mesmo, e ainda assim seria difícil...

Gui Natal
05/08/2005, 22:14:33
Aeee meu irmão mais velho ajudando o povo do fórum... nunca cheguei a imaginar que vc usaria sua conta aqui no JoL...

Dura Lex, Sed Lex
05/08/2005, 22:29:19
Eficiente ele..E olha ja a reputacão..Ehehehe..Mas esse ai é parceiro mesmo..Qualquer dúvida de Hardware e Software, pode perguntar a ele e o Freds..

Heero Yuy
05/08/2005, 22:51:56
Interessante. Gostei muito. Mas não sei se usaria. É uma coisa muita gigante, já não gosto muito de fios, ainda por cima isso aí... vixe, ia ter fio sobrando para eu me irritar. Mas achei interessante mesmo assim

Likaon
06/08/2005, 11:04:19
Interessante. Gostei muito. Mas não sei se usaria. É uma coisa muita gigante, já não gosto muito de fios, ainda por cima isso aí... vixe, ia ter fio sobrando para eu me irritar. Mas achei interessante mesmo assim

Pra acabar com esse problema dos fios foi criada a tecnologia Bluetooth, por enquanto aqui no Brasil é mais comum ver apenas aparelhos celulares usando este recurso, mas aos poucos estão aparecendo outros aparelhos, lá fora já tem de tudo que usa Bluetooth. No caso dos teclados e mouses BlueTooth a vantagem é muito grande para quem quer acabar com os fios, antes só existia duas tecnologias wireless (sem fio), o Infravermelho, que é usado até hoje nos controles remotos de televisão e o RF (Radio Frequency "Frequência de Rádio"), que é famoso nos carrinhos e brinquedos em geral que usam controle remoto, o problema dessas duas tecnologias é que elas possuem falhas críticas, por exemplo, no caso do infravermelho, se houver algo bloqueando o caminho do feixe ele não irá funcionar, ou seja, quem tem mouse infravermelho e coloca sem querer uma lata de coca-cola na frente do emissor não irá funcionar... Já o RF (Rádio Frequência) sofre com outras ondas de rádio em volta, qualquer microonda ou emissão de rádio próxima já atrapalha o sinal, já o Bluetooth funciona de forma completamente diferente, se tiver interesse eu explico como, porque o post já está bem grande, e alias existem outras tecnologias wireless ainda como a Wi-Fi, mas não dá pra comentar todas, e mais uma coisa, a tecnologia BlueTooth também não é perfeita, existe um limite de apenas 10m para componentes bluetooth estabelecerem comunicação, no final das contas tudo tem seu lado negativo e positivo.

http://www.robert.to/reviews/MSBTKeyboard_files/image005.jpg
Teclado Bluetooth da Microsoft

http://www.the-gadgeteer.com/images2/frogpad-ifrog3.jpg
Mini Teclado Bluetooth FrogPad iFrog

Heero Yuy
06/08/2005, 18:19:41
Quando vi achei interessante o mouse e teclado sem fio. Porém, um amigo meu comprou, e disse que é uma merda. Quando dá qualquer tipo de interferência, o mouse ou o teclado fica louco. Então prefiro continuar com o único fio mesmo...

Zique
06/08/2005, 19:13:26
eu tenho um mouse sem fio, tecnologia wireless, funciona bem, mas é bom dizer que ele fica bem perto da cpu, talz... já esses novos sao bluetooth, uma tecnologia bem melhor

Dura Lex, Sed Lex
06/08/2005, 19:42:51
Ja usei um sem fio também Heero, eu também digo, não use..Quando o celular tocava, o Caps Lock ficava doido..o.O

Victor Poppe
07/08/2005, 13:52:04
A fala sério

Heero Yuy
07/08/2005, 20:50:11
Fala sério o que? Seja mais objetivo pô...