PDA

Ir para Versão Original : Lei da Biosegurança

marshall
02/03/2005, 21:10:16
Estou assistindo agora a votação a lei da biosegurança, mais especificamente sobre as pesquisas de célula-tronco.

Alguém vê algum fundamento nas pessoas que são contras ? Os embriões não usados em pesquisas são jogados no lixo e/ou congelados esperando pela aprovação das pesquisas.

Eu agradeço a 2 deputados, um de SP e outro de RS. E sou totalmente odioso a pessoa do deputado Pastor Amarildo, o cara se funda em dogmas, e diz que é horrível matar uma "criança" (um embrião ainda) enquanto não se tem certeza.

Quem é a favor ? E quem é contra ? Se for contra, apresente seus motivos.
Se for a favor, os motivos são óbvios. A medicina e a saúde é essencial ao progresso da humanidade. Eu sou a favor da vida.

Terminar a votação, eu posto o resultado :sheesh:

Espero que o dogma religioso morra...

PHiN
02/03/2005, 21:42:39
Bom, o texto básico acabou de ser aprovado... Alguns dos destaques devem entar em votação a partir de agora.

Eu sou completamente a favor de pesquisas com células-tronco e alimentos transgênicos, desde que feitas com responsabilidade e transparência. Acho que as pessoas só tem a ganhar com isso.
Mas continuo sendo contra práticas como a clonagem humana.

marshall
02/03/2005, 22:03:09
Pessoal, é com GRANDE e IMENSA felicidade que digo, GANHAMOS!! Derrubamos o dogma!!! Derrubamos! AEEEE! E que a medicina evolua!! Evolua!! Não temos nada a perder, de certa forma. Ahhhh, que felicidade! Segue notícia:

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta a autorização de pesquisas com células-tronco embrionárias por 366 votos favoráveis, 59 contrários e três abstenções. Os parlamentares aprovaram um destaque liberando a pesquisas após a aprovação do texto base do projeto.

O texto base da Lei de Biossegurança havia sido aprovado por 352 votos a 60. A proposta libera a produção e a comercialização de sementes de soja transgênica, que hoje são sustentadas por uma Medida Provisória.

Mas o ponto que tratava da autorização de pesquisas com células-tronco embrionárias havia ficado dependente de um destaque, que pedia a exclusão do artigo que autoriza essas pesquisas.

O artigo foi derrubado com folga, contrariando expectativas de uma disputa mais acirrada.

Da Câmara, o projeto segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

consumeD
02/03/2005, 22:36:01
Bom, o texto básico acabou de ser aprovado... Alguns dos destaques devem entar em votação a partir de agora.

Eu sou completamente a favor de pesquisas com células-tronco e alimentos transgênicos, desde que feitas com responsabilidade e transparência. Acho que as pessoas só tem a ganhar com isso.
Mas continuo sendo contra práticas como a clonagem humana.

Concordo plenamente Phinphozo... Tirou as palavras da minha boca :D

PHiN
03/03/2005, 9:01:55
Nah, eu acho que clonagem tem mto mais riscos do que vantagens

TibiaCalmera
05/03/2005, 18:09:06
sou contra e não contra.............variante meu num sei...

marshall
05/03/2005, 21:50:30
Porra...isso é um meio de floodar ? Esse fórum tá ficando um saco! O cara vem até um tópico que tem um nível melhorzinho que os outros e dizer isso...ai ai..

ßørelø
06/03/2005, 9:32:52
so totalmente a favor, porem transgenicos podem trazer prejuizos a economia e aos consumidores
ex: foi feita 1 planta resistente a 1 tipo de herbicida, dai ce pode taca 1 tonelada de herbicida numa planta, ela num morre, mais o herbicida vem para nos, ingerimos isso

mais sobre cel. tronco so a favor

TibiaCalmera
06/03/2005, 14:00:15
Porra...isso é um meio de floodar ? Esse fórum tá ficando um saco! O cara vem até um tópico que tem um nível melhorzinho que os outros e dizer isso...ai ai..
aff
isso é flood meu deus?

Solit
06/03/2005, 14:02:28
Eu sou totalmente a favor, essa é uma grande revolução na medicina, isso pode fazer com que inúmeras pessoas em todo mundo possam viver uma vida de fato, ao invés de apenas sonhar com uma... imagine quantos mutilados por minas e bombas em guerras que eles não começaram, poderiam levantar de um cadeira de rodas e dizer: "vou jogar futebol"

Eu sei que ainda é um pensamento distante, mas já é um começo... e uma pessoa pra ser contra esse tipo de iniciativa, tem que rever os seus conceitos...

Gandalf
06/03/2005, 14:05:29
O uso de células-tronco pra mim é condenável. Primeiro porque o Brasil é signatário de um acordo internacional que diz que a vida inicia no momento da concepção. É perfeitamente condenável o uso de células-tronco embrionárias retiradas do blastocisto dentro do útero de uma fêmea "propositalmente". Além de tudo é ilegal.

O uso ode células congeladas a mais de 3 anos é um assunto a ser considerado. Mas o "cultivo" de blastocistos pra se fazer pesquisa é ridiculamente condenável. É um erro ético sem precedências na humanidade. Procurarei ficar melhor informado e virei aqui postar algo que preste.

Gandalf
06/03/2005, 16:28:19
A vida começa quando o sistema nervoso está formado e termina quando ele deixa de funcionar.

Logo, embriões não estão, técnicamente vivos. São apenas parte de um ser vivo.

A técnica não importa.
Legalmente eles estão.

Gandalf
07/03/2005, 0:55:22
Eu não me sinto ofendido, acredite.

Quanto aos clones, bom, amigo, podem até ser feito um dia sem impedimento, mas acho que clonagem tem muito mas a ver com ética e toda a historia da humanidade. É simplemente inconcebível coisas como:

Teu clone, 15 anos mais novo, descobre que tua mãe morreu e reinvindica a parte dele na herança. E ai? Ele tem o mesmo DNA, a mesma filiação e, quem diria, é igual a você! Ai você me diz, não mas teria controle.. Ah.. controle.. E a igualdade garantida na constituição? Por acaso um clone seria menos gente que o original? É tosko de imaginar, imagina isso na realidade.

Sei lá, acho que isso vai muito além de questões religiosas. Vai contra o cerne de toda a história do pensamento humano.

marshall
07/03/2005, 14:23:46
Sua visao eh quase desumana, freds..
Porem, tem um lado um tanto....util
Eu concordo com voce, mas, antes de tudo, pelo menos para mim, preciariamos de um metodo EFICIENTE de nao desenvolver sistema nervoso....matar um clone VIVO, mesmo que seja clone...eh...cruel..

marshall
07/03/2005, 16:03:14
Ah..eu sei...concordo com o uso enquanto "objeto"

Quando a sua primeira frase, leia melhor o que eu disse .) Eu falei disso mesmo, em desenvolvermos clone sem sistema nervoso ativo, justamente para eles não sentirem a "vida"...entende ?

Gandalf
07/03/2005, 19:40:23
Eu discordo. O sistema nervoso pode ser a essência, mas nunca a vida em si. O sistema nervoso desenvolvido é o que difere nós dos animais. Não que eles não tenham, mas mesmo assim nós sacrificamos em nosso prol.

Duvido que cheguemos a controlar as funções corpóreas de tal maneira a inibir a criação de um SNC e coordenar todas as funções do corpo com um SNC tal qual de um animal. É meio absurdo isso. Tô sem tempo pra escrever, outro dia escrevo mais.

PHiN
08/03/2005, 11:07:59
Eu acho a "ética" um dos sentimentos/conceitos mais subjetivos que existe, porque ele é completamente circunstancial.
Um médico matar um paciente é completamente ilegal e anti-ético... Mas e no caso da morte ser o desejo de um paciente terminal, que quer uma morte tranquila e sem dor (eutanásia)? Acho completamente válido ele ter a ajuda de um médico para isso.

Sobre o assunto de células-tronco, e dos embriões serem considerados seres vivos... Não vou entrar nessa questão, porque pelo que me parece, as razões do Gandalf são mais religiosas/sociais do que científicas.
Eu não vejo mal algum em sacrificar a "vida" de alguns embriões, produzidos em laboratório, para ajudar em pesquisas que possam salvar a vida e melhorar as condições de centenas, milhares, milhões de pessoas "reais". Aliás, se precisasse de algum voluntário para doações, eu o faria com o maior prazer (sem trocadilhos, por favor), e tenho certeza de que muitos outros seguem a minha linha.

Hoje em dia bilhões e bilhões são gastos em medicamentos para simplesmente "tapear" doenças atualmente incuráveis, a engenharia genética pode ser a chave para o futuro desenvolvimento humano (desde que feita com responsabilidade e transparencia, como já disse). Cada vez mais temos a chance de usar o nosso conhecimento científico em prol da população, e acho que essa é uma chance que não deveria ser perdida por causa de moralismos e leis retrógradas. Não se esqueça que um dia você pode ser o grande beneficiado por essas pesquisas, com medicamentos eficazes, fim das esperas em bancos de órgãos, cirurgias preventivas, e tudo mais.

Sobre os clones...
Se for usar clones como bancos de órgãos, é um grande desperdício, já que com o avanço da engenharia genética, você conseguiria criar os órgãos separadamente, fora do corpo. Se eu preciso de um rim, o que vou fazer com o coração, pulmão, fígado, etc? Sim, voce pode dizer que serviria pra outras pessoas, mas o risco de rejeição continuaria, sem contar que deve ser mais caro e complexo criar um clone inteiro do que apenas algumas de suas partes.
Sobre usar os clones como objetos... Eu não acho uma boa. Aliás, eu não acho nem uma boa idéia a criação de robôs humanóides. Máquina é máquina, ser humano é ser humano, acho que as coisas deveriam ser bem separadas. Seria difícil evitar qualquer tipo de relacionamento sentimental com um clone. E se você for analisar o aspecto econômico, a manutenção de um clone seria semelhante à de um ser humano, que é muito maior que a de um robô (manutenção não no sentido de conserto, e sim de armazenamento, alimentação, limpeza, etc)

Bom, por enquanto é só.