Ir para Versão Original : Scroll Lock
TibiaCalmera
30/10/2004, 22:00:52
Ae, Para que serve essa tecla que a vida inteira me deixou nas dúvidas que quase todos tem, m,ais , para que la serve? scroll não é rolagem em inglês? para que serve então, se quando a ligo não muda nada? ha, muda sim, acende a luizinha do teclado! :tongue2:
marshall
30/10/2004, 23:33:37
Esta tecla não exerce nenhuma função direta sobre o teclado. Entretanto, em alguns programas, ela desabilita determinadas funções. Um bom exemplo de sua utilidade pode ser verificado quando você executa o CD-ROM que acompanha a Revista CD-ROM Fácil. Se o Scroll Lock estiver ativado quando você inserir o disco no drive, as animações e sons da interface principal não serão executados.
marshall
30/10/2004, 23:34:52
no excel vc tb pode usar pra descer a barra de rolagem com as setas do mouse .)
foi mla nao ter editado o post anterior! preguiçA 1suhushse
marshall
31/10/2004, 8:12:02
ô freds, da onde ce aprende tais informações ? algum livro da facul é ? xeroca e manda pra mim!
TibiaCalmera
31/10/2004, 8:34:42
O Scroll Lock atua como um modificador de teclado. em teoria ele era para, também, alterar o funcionamento do teclado numérico, mas hj ele é usado para alguma função especifica em um programa. Um jogo que usa ele é o Freespace 2, aonde se pode designar uma funcão para o scroll lock. No caso do jogo, a tecla funcionará exatamente igual a uma tecla normal, só que a lusinha vai acender e apagar, eheh. Em poucas palavras, hj o Scroll Lock atua só como opção para algum programa.
Quando o Scroll Lock está acionado, um bit na posição 0040:0017 da memoria é alterado indicando o seu acionamento (ou não).
Se quiser ver, digite DEBUG e depois D 0040:0017.
O promeiro valor, caso APENAS o Scroll Lock seteja ligado, deverá ser 10
Sabem um Byte? Bem...
7 6 5 4 3 2 1 0
O byte 7 diz que Inssert ta ativo.
O 6 fiz que CapsLock ta ativo
O 5 é numlock
O 4 é scroll lock
O 3 é ALT
O 2 é CTRL
O 1 é shift Esquerdo
O 0 é Shift direito.
Os valores exibidos no Debug estão em Hexadecimal, e devem ser convertidos para binário se alguém quiser usar.
O Insert é parecido com o Scroll Lock, Caps Lock, e NumLock em termos de funcionamento), só nao tem a lusinha no teclado.
ae valeu hehe, eu nem sabia disso e nunca saberia
vBulletin v4.0.2, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.