Ir para Versão Original : Deixar CD dentro do drive causa danos????
diego gr
16/10/2004, 16:14:37
:cool3:
Tô aqui de novo.... :sheesh:
Eu tinha a horrível mania de não tirar os CD de jogos de dentro do drive (leitor) quando desligava o computador. Só sei que nessa época uns 3 drives de CDROM estragaram, só que eu não sei se foi o fato do CD ficar lá dentro sempre que acabou causando isso. Por isso, eu pergunto: Deixar CD dentro do drive causa danos???? :disgust4:
Solit
16/10/2004, 16:59:51
boa pergunta cara, aqui em casa eu tambem costumava deixar e o meu gravador oh... fico zuadaum...
Cabeça
16/10/2004, 17:49:43
Não.
Se o PC está desligado, consequentemente, o laser tbm está, não tem como se desgastar, queimar, ou qqer coisa do tipo. Manter um CD no drive, mesmo que não esteja em uso no momento, mesmo com o PC ligado também não causa danos, afinal, a leitura só iniciará se for solicitado.
É, tá aí uma coisa que eu sempre me perguntei se era verdade ou lenda... Quando eu era menor sempre me falavam que não era bom, mas nunca encontrei nenhuma razão mto lógica...
Mas me digam... se o drive de CD estiver antes do HD na ordem de boot, sempre que eu ligar o PC ele vai verificar se tem um CD no drive... e se tiver, ele vai tentar ver se é um CD bootavel, então vai rodar o CD, usar o laser.. Tudo isso sem necessidade, então a longo prazo pode ser que ligar o PC com CDs no drive diminua a vida útil do leitor/gravador, certo?
Não sei se é um gasto significativo, mas é o único problema que consegui pensar agora...
Nemesis_X
16/10/2004, 19:59:33
É, tá aí uma coisa que eu sempre me perguntei se era verdade ou lenda...
É Lenda....deixar um CD dentro de um computador desligado é o mesmo que guarda-lo dentro da caixa. E pro Drive de CD fisicamente não faz nenhuma diferença se ele, quando desligado tem um CD dentro ou não, porque ele não vai lê-lo
Agora quando a dúvida do PHIN o inconveniente que eu vejo é justamente esse que ele colocou, deixar o sistema bootando pelo CD inutilmente é um desperdício de tempo, ja que a leitura de um CD é muito mais lenta que a leitura do HD por exemplo, e se não há necessidade disso, então é desperdício do canhão mesmo e como sabemos todo componente eletrônico tem um tempo estipulado de vida, ou MTBF (Mean Time Between failures), ou seja é fazê-lo falhar mais cedo inutilmente, mas não é tanto que se possa se preocupar com isso
diego gr
16/10/2004, 21:27:04
Pô...Muito obrigado mesmo!!! Agora não vou ter que me preocupar se o CD ficou dentro do drive mais...valeu! Mas não tem jeito, eu já peguei o hábito de sempre tirar e vou continuar fazendo isso. É que eu tenho síndrome do pânico, né....
Outra coisa: qual o tempo de vida médio de um gravador de CD? (o meu é da LG) E o tempo de um monitor?
Zique
16/10/2004, 21:50:36
do gravador depende de qto vc usa ele...
e do monitor (um bom), bah, muuuuito tempo
Cee-Sx120
16/10/2004, 22:03:45
Outra coisa: qual o tempo de vida médio de um gravador de CD? (o meu é da LG) E o tempo de um monitor?
O meu combo, 48x24x48 durou acho q uns 4 meses... e olha q nem usava direito... acho q gravei uns 60 cds só... e drive não grava mais direto!!! =~~
Ele grava, mas depois o cd não é lido em nenhum leitor...
Tenho um Creative 8x4x32 desde 2000 eu acho, , e grava bem ainda... já vi muita gente falando mal dos gravadores da Creativemas o meu esta firme e forte... :rolleyes:
Nemesis_X
16/10/2004, 22:55:48
Pô...
Outra coisa: qual o tempo de vida médio de um gravador de CD? (o meu é da LG)
Bem, meu gravador também é LG e o manual fala que o MTBF dele é de 125000 horas ou seja aproximadamente 15208 dias, ou 14,68 anos....hehehe pelo geito ainda vai queimar muito CD, tenho ele há uns 3 anos e já gravei mais de 100 CDs
diego gr
16/10/2004, 23:21:57
Eu tenho o meu gravador há 2 anos e meio e já gravei uns 30 CDs só...
Mas se eu contar as vezes que gravei nos meus CDRW, daí pula pra umas 200.....
TibiaCalmera
17/10/2004, 0:59:07
Parece que no win xp, num pode deixar o cd, se não não inicia, o pc, tem que tirar? e o disquete?
diego gr
24/10/2004, 19:40:33
Valeu galera!!!!! Valeu pelos posts aê!!!!!!!
Quanto ao tempo de vida de drive de CD, cheguei à conclusão de que, quanto menos veloz for, mais tempo dura. É isso aê......
Parece que no win xp, num pode deixar o cd, se não não inicia, o pc, tem que tirar? e o disquete?
Hmm, não, não tem nada a ver, eu tenho WinXP e já esqueci vários CDs de programas/jogos no drive, ele inicia normalmente...
Já com disquete eu nao lembro, mas acho que ele dá algum erro, fala que o disquete não é bootável e manda vc tirar
Hmm, não, não tem nada a ver, eu tenho WinXP e já esqueci vários CDs de programas/jogos no drive, ele inicia normalmente...
Já com disquete eu nao lembro, mas acho que ele dá algum erro, fala que o disquete não é bootável e manda vc tirar
O computador nao liga pq o boot do windows XP esta configurado para o cd, intao caso o cd que esta no leitor nao seja um cd com boot, o computador nao ira ligar, o mesmo ocorre se estiver configurado para disquete e voce colocar um disquete sem boot :wink2:
Cabeça
26/10/2004, 7:56:08
O computador nao liga pq o boot do windows XP esta configurado para o cd, intao caso o cd que esta no leitor nao seja um cd com boot, o computador nao ira ligar, o mesmo ocorre se estiver configurado para disquete e voce colocar um disquete sem boot :wink2:
Negativo.
Se tiver um disquete, sendo de boot ou não, o pc não irá bootar.
Cokaze
26/10/2004, 12:45:01
Negativo.
Se tiver um disquete, sendo de boot ou não, o pc não irá bootar.
Depende...se a ordem na BIOS não tiver o disquete como primeira opção a máquina boota mesmo com disquete no drive
O computador nao liga pq o boot do windows XP esta configurado para o cd, intao caso o cd que esta no leitor nao seja um cd com boot, o computador nao ira ligar
Não cara, se for um cd não bootável, tipo um CD de jogos, programas, música, o PC liga normalmente, como se nem tivesse CD no drive.. já testei aqui várias vezes, e sempre funcionou.
E no caso do disquete é como o Cabeça disse, independente do tipo do disquete, o PC não inicia se vc deixar um no drive. Se for um disquete bootável, ele boota pelo disquete, se for um normal, ele dá uma msg de erro.
E claro, sempre considerando que o drive em questão está antes do HD na ordem de boot na BIOS...
vBulletin v3.7.3, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.