PDA

Ir para Versão Original : Problemas Em Ativar Agp 4x, Placa de video geforce não pega em agp4x

klifer
05/10/2004, 1:18:46
:( POr favor, me ajudem! tenha um computador com uma placa mãe asus modelo: cuv4x-e, e não estou conseguindo rodar a placa de video em agp 4x! Minha placa mae suporta ate agp 4x e minha placa de video vai ate agp8x, po tinha que pegar ate 4x no computador mais so vai ate 2x!

Ja tentei de tudo, todos os drivers mais atualizados ja foram instalados, como os da Via (via 4in1 drivers versao 4.43), os da Nvidia (driver para a Geforce4 Mx 440 64mb with agp 8x) e tambem ja instalei o mais novo Bios baixado direto do site da asus (1005e.awd) e não tem jeito! Ta tudo configurado direitinho na bios e o Agp esta em 4x mode! Quando coloco 1x ele muda pra 1x, e o mesmo ocorre quando coloco pra 2x, mas quando coloco pra 4x ele permanece em 2x! Me ajudem o que posso fazer! Quero poder usar o agp 4x! ja tentei ate apagar a bios, começar do zero, reinstalar a mais nova bios e reconfigurar tudo, reintalar a placa de video, etc...

Se alguem souber de algo, ajudem-me, desde ja agradeço! :icon14:

klifer
05/10/2004, 15:32:23
ta aki o endereço do manual da minha placa mae para vcs mesmos darem uma olhada e comprovarem que ela aceita agp pro 4x! Estou no aguardo de ajudas....

:luva: http://mobokive.dyndns.org/Archive/Asus/sock370/pro133a/cuv4x-e/cuv4xe-101.pdf

Cee-Sx120
05/10/2004, 21:07:48
Instalando o Via 4in1 que deve resolver => http://www.cdrwxp.co.pt/modules.php?op=modload&name=Downloads&file=index&req=getit&lid=323

Se não resolver avisa.. ;)

klifer
06/10/2004, 1:45:18
Amigo essa versão do driver via que tu colocastes ai pra mim baixar não serve pra minha placa mae que tem um chip via apollo pro133A, só serve pra outros tipos de placa mae, eu ja vi isso no site da via! tenho a ultima versão instalada para a minha placa (via 4in1 4.43), mas td bem, valeu!

Gandalf
07/10/2004, 15:58:22
HAha.. Freds não sabe..

Nemesis?

Nemesis_X
08/10/2004, 8:38:06
Que estranho...mas vamos lá....

Vc não diz no seu post qual é a sua placa de vídeo. Antigamente muitas VGAs de 2x eram vendidas como 4x. O que eu to querendo dizer é que não adianta só a placa-mãe suportar AGP 4x, a placa de vídeo também tem, senão o AGP fica na velocidade do menor dos dois

Algumas placas de vídeo antigas suportavam AGP 2x/4x, e agente tinha que mudar um jumper na própria placa de vídeo, não sei se é o caso...

Outra coisa.....quando vc instalou os drivers VIA 4 in 1, vc reparou se durante a instalação apareceu a caixinha sobre o modo de funcionamento do vídeo? Ela tem que estar em turbo mode para usar o máximo do AGP.

Se mesmo com drivers atualizados e placa-mãe e placa de vídeo podendo operar em AGP 4x mas ainda assim funcionando como AGP 2x, vc pode tentar esses programas de ajustes de propriedades de placa de vídeo via software. Um deles é o RivaTuner, um programinha muito usado pela galera do overclock, mas ele não serve só pra overclock não. Com ele dá pra vc colocar o AGP no máximo (no seu caso em 4x)

O RivaTuner vc pega aqui
:luva: http://download.guru3d.com/rivatuner/

Akhenaton
04/11/2004, 1:28:36
Olá, eu tenho o mesmo tipo de problema que o seu e andei pesquisando por aí sem muito êxito...

A configuração de hardware que utilizo é a seguinte:

Pentium III 1GHZ | Asus cuv4x-E | 256MB RAM | 80 GB Samsung HD| Gforce MX 440 64MB AGP 4x| Gravador LG 52x32x52 | Monitor LG 15

Testei a placa FX5200 (128) da MSI e o resultado é o mesmo problema.
Nota: também atualizei a BIOS, o 4in1 da VIA (4.43 e outras versões) e fiz dezenas de testes com diversas versões de drivers das placas nos seguintes sistemas: Windows 98-SE / Windows 200-Pro / Windows XP-Pro (com e sem SP2).

... Bem eu tenho uma boa e uma má notícia:

A boa notícia é que o desempenho de sua placa de vídeo não será praticamente afetado por este fato.

Caso você utilize alguma versão do Windows, QUE NÃO SEJA XP, existe uma chave de registro (disponibilizada no site da ASUS) que faz com que o sistema atualize a informação.

http://www.asus.com.tw/support/download/selectftp.aspx?l1_id=1&l2_id=4&l3_id=1&m_id=5&f_name=via_rk694x.zip~zaqwedc

A correção é a seguinte:

Para Windows 9x/ME:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\NVIDIA Corporation\Global\System]
"EnableVia4x"=dword:00000001

Para Windows NT4/2000:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Servic es\nv4\Device0]
"EnableVia4x"=dword:00000001

Para Windows 9x/ME... BELEZA! mas tenta localizar pelo editor do registro de qualquer Windows o "nv4" que os espertões citam na chave acima... Os drivers da GPU nVidia simplesmente não criam tal caminho e sim [HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Servic es\nv\Device0]
Você pode inserir a dword dentro dessa chave que o efeito será o mesmo. Daí é só reiniciar o PC e pronto: você vai ver o valor 4x nas propriedades de sua placa de vídeo.

Agora, pra Windows XP eu não consegui tal proeza (se você conseguir, por favor me avise).

A má notícia é que você não conseguirá corrigir esse bug de maneira eficaz, principalmente se você for um gamemaníaco que nem eu.

Se após as alterações acima você tentar jogar Battlefield 1942 / Medal of Honor - AA / Freelancer / GTA Vice City (só testei esses por enquanto) e você não precisar desligar o seu PC no bom e velho estilo "dedo no botão", então você é um cara de sorte.

Bom, como ninguém mais quer dar suporte pra uma placa fora de linha, a única solução que encontrei, foi não fazer a atualização do registro sugerida pela ASUS e também fiz o downgrade do driver para a versão 29.42 do Detonator. Isso fez com que os jogos que citei rodassem perfeitamente.

Agora aqui vai uma teoria:
Utilizando qualquer programa que liste as propriedades da placa-mãe, você irá notar que o AGP da CUV4X-E não dá suporte para "Fast Writes". A GPU nVidia (pelo menos as mais recentes) oferecem esse suporte. Esse pode ser um dos fatores (senão o principal) que gera este problema (mas isto é uma teoria pessoal, ok?)
Logo, se alguém tiver notícias de uma pessoa que não teve esse problema utilizando uma placa com uma GPU diferente da nVidia, por favor, me comuniquem.

Vida Longa e Próspera.

FRodUL
06/08/2005, 1:30:22
Bom eu estava tendo um problema com minha placa de video tbem, uma GForce 4 TI 4200 128Mb AGP 4x.
Intaum apos formatar meu PC intalei o Windows XP, e o proprio XP detecta as placas instaladas no PC assim instalandop todos os drivers...
Intaum eu soh me preoculpei em atualizar a placa d video baxando o ultimo drive q eh a versão 77.72 q esta dispovnivel para baixar no site da nVidia (www.nvidia.com) assim deiando os outros drivers por conta do windows.
Após instalar o drive da placa d video percebi q estava reconhecendo como PCI sendo q minha placa eh AGP 4x...
Intaum depois d pensar um pouco lembrei q deveria instalar o driver da placa mãe assim instalando todos os drivers corretos e atualizandos os q o windows XP instala sozinho.
Com isso resolvi o problema d reconhecer a AGP q estava desativada agora aparece AGP 4X.
Bom agora no caso d vc ter um placa mãe 4x e a placa ser 8x a placa deveria funcionar normalmente como 4x, e naum como vc mesmo diz 2x, porem c fosse algum problema d driver da placa mãe ou da placa d video ele nem ia reconhecer a placa como 2x por isso essa placa deve ter sido vendida pra vc como 4x e naum eh intaum vc deveria verificar pq eh bem provavelque o problema ehrealmente a placa d video e naum os drivers e nem a placa mãe.
Bom eh isso...
Um abraço para todos.

Cabeça
07/08/2005, 1:38:19
Olha a data, olha a data!!!

FRodUL
07/08/2005, 3:38:14
eu vi dah nada naum...
tah valenu pa quem tive duvida e tive pesquisanu tah aew uma ajuda a mais
flow aew valew ;)