PDA

Ir para Versão Original : bRo (Server Brasileiro de Ragnarok)

Iore
02/07/2004, 13:04:54
GEnte olha oq eu vi no site www.ragnarok.com.br:

Para comemorarmos no melhor estilo esse 1º aniversário de Ragnarök Brasil, é com grande entusiasmo e orgulho que apresento a todos vocês, a concretização maior desse sonho que hoje completa 1 ano de vida.

Com orgulho, alegria, satisfação e total certeza de ter concretizado um sonho e objetivo, anuncio, que a Ragnarök Brasil não é mais um Fan Site Oficial, a partir de agora, somos o Site Oficial do Brasil Ragnarök Online (bRO)!!!

Esse é meu presente de aniversário para todos vocês, membros da comunidade brasileira de Ragnarök.

De forma oficial, e como prometido que seríamos os primeiros a anunciar (para evitar boatos e informações completamente infundadas), a Ragnarök Brasil anuncia a chegada do servidor oficial de Ragnarök no Brasil.

Quick and Easy Press Release Brasil Ragnarök Online Official Server

Em Julho de 2003, nascia a comunidade brasileira e latino americana de Ragnarök Online. O Massively Multiplayer Online Role-Playing Game, produzido com base na vasta estrutura criada pela história "RagnaröK" escrita por Myung-Jin Lee e desenvolvida pela Gravity Interactive com foco em criar uma imensa comunidade online.

Em dezembro de 2003, a empresa Filipina Level Up, que detem os direitos sobre o jogo no Brasil, resolveu entrar em contato com sua parceira no Brasil a conhecida e famosa empresa Tec-Toy, para estudarem a viabilidade de trazer o jogo ao país.

Em janeiro de 2004, a Tec-Toy entrou em contato com a Ragnarök Brasil, objetivando conhecer o jogo e a comunidade de Ragnarök no Brasil.
A impressão foi muito boa, e deu-se início aos trabalhos em cima do servidor nacional de Ragnarök.

Em Junho de 2004 nascia no Brasil a unidade nacional da Level Up! Interactive S.A.
Uma empresa completamente nova, criada com a estrutura da primeira e maior Publisher das Filipinas, e mantedora de umas das versões mais bem sucedidas de Ragnarök no mundo. O pRO, Philipines Ragnarök Online, onde mais de 210.000 players jogam atualmente.

O bRO trará ao Brasil uma nova visão de jogo online. E aos jogadores de RO, um novo mundo, com uma estrutura profissional, onde o maior objetivo é prestar um serviço incomparável àqueles que são os mais importantes no mundo de RO, os jogadores!!!

A partir desse momento é possível acessar o site de cadastro para receber informações do bRO e se candidatar a um possível beta, para isso acesse: http://www.levelupgames.com.br .

A comunidade do bRO, será recheada de novidades, não estaremos apenas criando uma comunidade online, nosso objetivo está além disso, criaremos uma forte comunidade offline. Onde os jogadores receberão total apoio para fortalecerem seus laços de amizades tanto dentro, quanto fora do mundo de Rune-Midgard, o divertido muno de Ragnarök.

Para tirar isso a prova, convidamos vocês a conhecerem nossos stands nos dois maiores eventos de Anime e Mangá do Brasil, o Animefriends e o Animecon.
O Animecon ocorrerá nos dias: 2, 3 e 4 de Julho.
E o Animefriends, nos dias: 8, 9, 10 e 11 de Julho.
Será muito divertido e uma honra tê-los em nosso stand, onde serão exibidos videos e quem sabe um pouco do jogo ainda em sua versão internacional. /no1

Muito Obrigado, pelo apoio, participação, paciência, confiança e principalmente companheirismo. Espero vê-los em breve no nosso servidor.

Ulisses Renato Parochi
"Ryu Sawatari"
Coordenador da Comunidade bRO.
Level Up! Interactive.

HakU*
02/07/2004, 13:35:52
eu tb tava pensando em postar isso,mas nao sabia onde tavam as informacoes...da hr q vc acho :)
o ruim q vai ser pago(eh claro),mas ainda divulgaram o preco,uns diziam 10,outros 12 reais,mas ainda eh soh especulacao
mtos bs do uro devem sair pra ter um server mais estavel,e sem lags,sem donators,tdo igual ao jogo original
eu nao vo largar o uro pra fikar pagando pra jogar,pra mim eh perda d dinheiro,melhor fikar por aki msmo nesse server...soh saio c o capn alopra mto o server...

alguem pensa em ir no bro?

Iore
02/07/2004, 13:56:53
eu não sei mas acho que vou pro bro se não for muito caro, porque o uro está muito ruim, ainda mais agora com mvp ffa e tb o marvel ja blokiou duas contas minhas, tentarei não ir mas se ele me fizer outra merda eu acho que devo sair do uro pra o bro... :frown2: :frown2:
Mas farei de tudo para não ir pro bro ... :D

Lugh
02/07/2004, 14:06:09
Interessante esta notícia. Se realmente este novo sever tiver uma boa quantidade de jogadores e se realmente for o preço que vc disse Haku* eu até animo de entrar sim. Por se tratar de um server oficial e ainda produzido pela Tec Toy creio que não haverá estes problemas com lag(que diga-se de passagem anda meio insuportavel no URO nesta última semana, inclusive teve uma hora que acessei ontem e mostrou que tinha 2200 usúarios, isto realmente é verdade mesmo ou é algum erro de sprite?) e tudo mais além de todos terem direitos iguais penso eu. Vc poderá reclamar do que não gosta no server sem correr o risco de ser banido. Resumindo: Se o preço realmente for de 10 a 12 reais eu animo sim.

Kayto
02/07/2004, 14:51:36
A idéia de montar um server no Brasil até que é boa, mas do jeito que o povo é, difícilmente esse server decola. Brasileiro gosta das coisas fáceis, e de preferência gratuitas (como bom brasileiro, esse é o meu caso :D ).

Por curiosidade, eu visitei o site da Lv-Up, e lá tem um cadastro pro beta. Vocês vão participar desse beta?

HakU*
02/07/2004, 15:38:51
A idéia de montar um server no Brasil até que é boa, mas do jeito que o povo é, difícilmente esse server decola. Brasileiro gosta das coisas fáceis, e de preferência gratuitas (como bom brasileiro, esse é o meu caso :D ).

Por curiosidade, eu visitei o site da Lv-Up, e lá tem um cadastro pro beta. Vocês vão participar desse beta?
eu nao,pq como o bro vai ser pago,nem ia adianta eu usar o beta c nao vo jogar no server

Gandalf Storm
02/07/2004, 15:49:21
eu nao vo largar o uro pra fikar pagando pra jogar,pra mim eh perda d dinheiro,melhor fikar por aki msmo nesse server...soh saio c o capn alopra mto o server...

alguem pensa em ir no bro?
Somos 2 Haku, não da pra ficar gastando grana mensalmente por causa de um jogo. Não vo sair do uRO não.

estes problemas com lag(que diga-se de passagem anda meio insuportavel no URO nesta última semana, inclusive teve uma hora que acessei ontem e mostrou que tinha 2200 usúarios, isto realmente é verdade mesmo ou é algum erro de sprite?)
Alguns dizem que é ataque de hacker pra derrubar o server, o numero real é em torno de 450 a 500 players online, se vc digitar "/w" ingame ele lhe informará o número real.

Provavelmente não, não terei tempo pra isso.

Edit: corrigindo erro de digitação

Hyei *
02/07/2004, 16:00:35
concordo cum vcs....
pagar pra jogar.. eh inviável ..
e to junto cum a idéia du kayto ...
como todo brasileiro ... acho q esse server nun vai ir pra frente... ao - q exixtam tantos viciados neste brasil ^^
+ eu achu q vai ter uma pah de fraude nesse server...
antes eu jogava TIBIA ... uq tinha di br q fraudava numero di cartaum di crédito era grotesco ... :duh2:

dR.SpideR
02/07/2004, 21:17:10
Todos do ZERO ...
Sem donater ...
mais ho foda eh pagar ^^

Magnus
02/07/2004, 21:52:18
Taí
Eu pagaria pra jogar pelo menos uns dois meses só pra sentir.
O meu problema é só tempo. Por isso, um rate 1x1x1 eu acabo jogando só dois meses mesmo sem evoluir quase nada.

R$ 15,00, infelizmente, eu gasto em menos de dois dias indo pra faculdade.
Só meu transporte dá R$ 6,00 por dia. Alimentação se eu pegar só um salgado dá 1,50 por dia... então dois dias assim e vão 15,00
Enfim... eu sempre coloco essas coisas na balança. Eu pagaria pra jogar.
Ah sim! Estes gastos pq é pública a faculdade... o q me remete ao detalhe que pessoas que realmente tem uma condição financeira bem dificil (Não esbanjo, mas graças à deus não é tão comum faltar algo em casa) não tem a menor condição de se mantêr na faculdade, o que justifica a evasão escolar alta desse pessoal...

MAS, voltando ao server...
Eu pagava.. só não sei se me adaptaria.

Magnus
02/07/2004, 21:56:41
Ah sim
Esses ataques ao uRO são DoS
Basicamente o cara pendura muitas conexões no server e congestiona a porta.

Não é simples de combater isso não galera...
Não peguei o Aegis... mas se ele for limitado como o eAthena a única solução plausível pra isso seria o Capn utilizar um segundo programa pra controlar o fluxo de pacotes.
Com isso ele consegue gerar um limite para conexões não-autenticadas, q é o caso das conexões de DoS, e solucionar o problema.
Eu fiz isso uma vez que tavam atacando assim o AoW e hoje em dia, depois de muita insistência, essa proteção que eu usava e mandei pros Devs, já faz parte do próprio emulador de UO que eu uso.
Agora... se o Capn não souber fazer ou não conhecer pelo menos o protocolo básico do RO, q parece ser o caso, isso no uRO vai continuar até o carinha cansar de atacar.

Gandalf Storm
02/07/2004, 22:02:59
Deve ser algum cara da D-Evo, perderam vários castles auehauehuaeua.

SephirV
02/07/2004, 22:11:14
Parece que o server voltou a ficar sem lag.
e os ataques foram feitos por um cara que quer que o -X-Player seja desabanido e ta atacando até desbanirem ele.
To meio desanimado com o uRO e RO em geral depois que fiquei sabendo q até no pRO mvp é ffa...
Depois também vendo como esse pessoal da D-Evo e Forsaken são preconceituosos me deixa desanimado pra kct de jogar. Não curto de jogar com povo assim. :mad:

Iore
02/07/2004, 22:28:59
Eu tb pretendo jogar no bro(dependendo do preço) ,mas como o magnus ja disse a taxa rate é F*d* sendo o uro 3x3x3x ele é mais facil, mas nada que muito tempo de dedicação não resolva!!!!

Iore
02/07/2004, 22:30:42
Ja ia me esquecendo a taxa rate é igual o iro e se o resto tb for igual, vai precisar fazer testes para mudar de classes!! :mad:

Magnus
02/07/2004, 23:49:39
Rate 1x1x1 é FODA
Já abri um server assim aqui em casa pra testar uma vez
É embaçado demais... dá até desânimo de jogar.
Vc tá lvl 60 e parece q já tá 99

Sem contar que já peguei server com XxXx2
2 pra drop é outra merda... péssimo de conseguir dinheiro (Sem contar os itens raros).
Imagino x1 (Não prestei atenção em drops quando testei 1x1x1 aqui).

Isso é tudo que me desanima.
Se fosse 3x3x3 podem ter certeza q eu tava dentro direto
Até 3x3x2 eu encarava.

Tenryu Rekka
03/07/2004, 3:03:36
Galera, eu ainda naum sei, mas se o preço for este mesmo, eu acho que eu pagaria, afinal 15 reais eu gasto em tanta besteira, que naum seria nada de tao ruim economizar nas besteiras pa jogar um server que naum esteja tão tosco, mas o problema eh "os amigos"... pois como jah postei em diversos casos, eu acho que o jogo perde a graça sem os amigos. mesmo que a taxa seja de 1x1x1, jogando com os amigos e com uma party legal, vc se diverte e nem percebe que tah nivel baixo... tem outra, eu como mestre de RPG e Player, naum sou adepto de campanhas ou jogos OVERPOWER, onde os persons chegam a niveis absurdos, ou cheguem nos ultimos niveis muito rapido, acho que eh muito divertido vc batalhar por cada pontinho de XP e suar pra caramba por ele, parece que ele fica mais valorizado...

Antes de afirmar que vou ou naum, irei verificar as regras do server, se for permitido KS e MVP for FFA, jah desanima... pagar pra jogar e o jogo for cenari de zona, ai tbm naum dah...

Gandalf Storm
03/07/2004, 16:22:34
eu como mestre de RPG e Player, naum sou adepto de campanhas ou jogos OVERPOWER, onde os persons chegam a niveis absurdos, ou cheguem nos ultimos niveis muito rapido, acho que eh muito divertido vc batalhar por cada pontinho de XP e suar pra caramba por ele, parece que ele fica mais valorizado...
Uhauehaueehauehaueha vc não deve ter gostado de ouvir sobre meus personagens de D&D então... mas não foi fácil chegar aqui não, foram 7 anos suados de jogo, joguei essa noite agora e ganhei 5000 xp só, isso não é nada pro level dos meus chars.

Tenryu Rekka
03/07/2004, 23:39:17
Uhauehaueehauehaueha vc não deve ter gostado de ouvir sobre meus personagens de D&D então... mas não foi fácil chegar aqui não, foram 7 anos suados de jogo, joguei essa noite agora e ganhei 5000 xp só, isso não é nada pro level dos meus chars.

q isso, eu acho muito legal, pq vc tah batalhando duro pra estes persons ficarem assim...

o meu person de maior lv foi um paladino de 17ºlv... começei em "palne scape" mas o grupo desmantelou e soh depois de um tempo consegui outro pra continuar jogando...mas eles jogavam "Mystara" e comecei outro person, mas quando o cara começou a segunda fase, eu pude jogar com o paladino, ai fui ateh o 17ºlv, pegeui ateh Holy Avenger... e olha que naum foi uma qualquer... ela foi forjado por um dos primeiros Dragoes de Dragon Lance... imagina o poder dela...

tive um filho com ele e uma meia-elfa, que era uma NPC q ficava no grupo, mais tarde pude jogar com o filho deste paladino, e fui ateh o 15º lv de fighter... e pude pegar a mesma Holy avenger, como se fosse herança, e ela funcionava como tal em minhas mãos, ai fui descobrir, que toda a linhagem do meu person era descendente do dragão que forjou a espada, que por isto ela funcionava como uma holy avneger na mao de um fighter... muito roxx.

hj eu naum acho mestre de AD&D, e comecei a mestrar, mas eu tbm gosto de mestrar, eh muito legal vc passar a sensação de ver o person evoluindo, de cada vez mais os persons ficarem envolvidos na historia, cada vez mais descobrirem segredos de seus passados...

a gente tem que trocar ideia melhor um dia destes, vc deve ter muita experiencia pra me passar... afinal, vc chegou ao EPIC LEVEL (mais de 20)

Gandalf Storm
04/07/2004, 4:00:14
ÁD&D e agora o sistema d20 são sistemas de regras simplistas demais, na minha opinião falta muita coisa pra eles ficarem bons, mas uma coisa eles tem de melhor, vc vê o personagem evoluir, vc sente seu personagem ficar mais forte, coisa que em GURPS ou World of Darkness não ocorrem se vc jogar realmente conforme as regras, por isso jogo D&D.

a gente tem que trocar ideia melhor um dia destes, vc deve ter muita experiencia pra me passar... afinal, vc chegou ao EPIC LEVEL (mais de 20)
Meu icq ta aí, qnd me ver online conversaremos se vc puder... trocar idéias é sempre muito bom e proveitoso pra ambos os lados.

Iore
04/07/2004, 22:48:53
tem uma lan aki perto de casa que ela fez um server de ro, só que está onlan no momento :redface: mais semana que vem ela ficará online :D , os rates delas são 7x7x6x, mas o max lvl não é 99 e sim 255, o rate é alto porque tem poucas pessoas on, porque pra jogar vc tem que gravar o cd e não baixar clients e taus, se vcs quizerem eu peço pros karas de lá colocar em algum site.

Mesmo tendo a exp, e drops altos o sever é bem legal o nome dele é
"ar[ro]to" ,isso mesmo, acredite se kiser!!!!

Vlw!!! :happy:

dR.SpideR
05/07/2004, 3:07:22
to com o Kyo ...
10 15 gasto brincando ^^
mais o foda eh os amigos ^^

tekken_monk
05/07/2004, 3:58:54
mano isso e um jogo muito legal mais a ponto de pagar pra jogar eu ja acho demais se o cpm quer putaria deveria abilitar logo o pvp em qualquer lugar fora das cidades resolveria o problema de boss free for all
quem fosse matar boss teria que ser foda, vcs nao achao :cool3:

Tenryu Rekka
06/07/2004, 1:10:00
Eu naum concordo naum cara, como eu jah disse, eu gasto 15 reais em besteira.

naum me incomodaria de gastar esta grana por mes pra jogar em Server decente. se for mais, fazer o q eu paro de jogar... vivi ateh hj sem o Rag, naum morro por isso naum.

Se o Capn quer putaria no server, fica soh ele e os donaters, naum vejo graça de jogar soh ele e a guild da devo... eh a mesma coisa que jogar no server tosco do Ninja...

NinjaLuke
06/07/2004, 3:45:39
Ah sim
Esses ataques ao uRO são DoS
Basicamente o cara pendura muitas conexões no server e congestiona a porta.

Não é simples de combater isso não galera...
Não peguei o Aegis... mas se ele for limitado como o eAthena a única solução plausível pra isso seria o Capn utilizar um segundo programa pra controlar o fluxo de pacotes.
Com isso ele consegue gerar um limite para conexões não-autenticadas, q é o caso das conexões de DoS, e solucionar o problema.
Eu fiz isso uma vez que tavam atacando assim o AoW e hoje em dia, depois de muita insistência, essa proteção que eu usava e mandei pros Devs, já faz parte do próprio emulador de UO que eu uso.
Agora... se o Capn não souber fazer ou não conhecer pelo menos o protocolo básico do RO, q parece ser o caso, isso no uRO vai continuar até o carinha cansar de atacar.
Existem várias outras maneiras de se filtrar estes ataques também...

Colocar o servidor atrás de um servidorzin simples linux, com simples port-forwarding, resolve. Daí, no linux, colocaria proteção de SYN-Flood, e filtragem de pacotes com iptables. Se combinar com o snort, fica praticamente invulnerável a estes ataques DoS.

Já implementei vários servers assim, é relativamente simples até.

HakU*
06/07/2004, 8:15:44
nossa...interessante,mas nao entendi nda...talvez fosse uma boa ideia dizer isso ao capn,mas nem sei c consigo traduzir isso tb

HakU*
06/07/2004, 12:32:47
aproveitando o topico...achei isso no forum do www.ragnarok.com.br

"Acho que a primeira coisa que todo mundo precisa entender é que a LevelUp espera *pelo menos* 30 mil jogadores no bRO (o cRO tem 1mihão de jogadores e é considerado um fracasso). É claro que o ponto de partida de toda essa gente, e principalmente a base da comunidade, está bem aqui, neste forum. Por isso vocês são tão importantes.

Mas para alcançar 30 mil pessoas (na verdade esperamos mais que isso, mas não posso divulgar :p) não podemos considerar apenas pessoas que já são familiarizadas com o jogo e/ou jogam RPG e/ou jogam qualquer tipo de jogo e/ou sabem inglês etc... Acreditamos que grande parte do potencial do Ragnarok Online está no fato de que ele não é um jogo muito complicado de se começar a jogar e entender, logo, aposto que muitas pessoas não o verão como um RPG pelo simples fato de desconhecerem tal termo. Eles tem um visual extremamente chamativo, é por isso que estamos na AnimeFriends e na AnimeCon, se pensassemos como certas pessoas que andam postando por aqui, iriamos só numa feira de games ou de rpg e pronto.

Então por favor, tenham isso em mente...

o bRO não é um "projetinho" qualquer, vamos abrir os servers já com eles preparados para receber milhares de pessoas, para dar atendimento a elas, para dar a melhor experiencia de jogo possivel.

Por essas razões também, peço que parem de "ficar com medo do preço". Se vamos ter mais de 30k de jogadores, não é cobrando um absurdo por mês que vamos conseguir isso.

Se existir um closed Beta, será apenas para convidados e será extremamente curto, e terá wipe no final.

Estamos aceitando agora cadastro para a Mailing List que vai ser avisada quando o Open Beta começar a funcionar (como estamos ainda resolvendo muitas coisas, não nos comprometemos com datas, mas se calcula agosto/setembro).

Idealmente, o Open Beta não terá wipe em nenhum momento, e ele passará a ser Pay2Play sem maiores problemas.

O Open beta terá rates normais, e durará uns 3 meses.

Logo, o p2p deve começar em Dezembro (como eu disse antes, ainda não nos comprometemos com datas).

O Servidor começara com Comodo, com algumas atualizações de Juno (Ainda não sabemos exatamente quais, assim que soubermos vamos falar).

Vamos atualizar (Ti, WoE, Juno.. etc...) o mais rapido possivel, será uma das nossas grandes prioridades, pretendemos alcançar e ultrapassar o iRO até o final do ano que vem.

GMs poderão ser contactados InGame a qualquer momento do dia, além disso teremos um call center para problemas com pagamento.

Os GMs serão brasileiros, bem-treinados e confiaveis.

Entre os modos de pagamento estamos trabalhando para que haja cartões que funcionem como os telefonicos... Que você compra e usa X horas com o codigo que vier nele. E eles terão lindas figuras para as pessoas felizes colecionarem.

Quanto as traduções: Leve em conta o que eu falei no inicio do post. Levando isso em consideração, todo tipo de critica bem-argumentada é bem-vinda, apesar de que eu considero que o Beta será um momento mais apropriado para elas, por que vocês estarão jogando e vendo como as traduções ficaram "na pratica", e será o momento que estaremos mais preparados para receber sugestões de mudanças.

Organizaremos muitos eventos, tanto off quanto in game, mas muitos mesmo, espero que tenhamos sempre o apoio de vocês em todas as etapas."

affe,como ficou grnde...jah pedindo desculpas a qm le e aos admins /sry

BeLpHeGoR
06/07/2004, 15:50:35
eu ja começei a joga em alguns servers ja to ficando bom ^^ , por issu eu pagaria sossegado os 15 conto , eu gasto muito masi q issu indo em lan pra jogar qualqer coisa , naum custa nada diminui os dias e joga em casa , muito melhor

NinjaLuke
09/07/2004, 3:09:41
nossa...interessante,mas nao entendi nda...talvez fosse uma boa ideia dizer isso ao capn,mas nem sei c consigo traduzir isso tb
É só dizer qual parte não entendeu que eu tento explicar.

[]'s

HakU*
14/07/2004, 1:20:40
valew kra..
alem d ser dificil d eu entender d pc(soh sei o basico),toh vendo na sua assinatura q vc eh 100% ocupado...entao deixa.. :)
valew d qlqr jeito :icon14:

Lugh
16/09/2004, 14:55:55
Galera já teve ínicio o server bRO Beta, quem tiver afim de jogar é só baixar o client traduzido pelo Bit-Torrent, e aproveitem enquanto ainda grátis. Vale a pena experimentar nem se for pra dar umas boas risadas, eu vi fotos dele e ficou muito "prosa" o nome dos itens. O meu download tá em 80% já XD. Deve dar pra mim começar a jogar hoje. P/ mais informações entrem no site oficial www.ragnarok.com.br

filipex
16/09/2004, 18:28:30
Não achei o fórum do ragnarok.com.br, eles tem um fórum próprio ou são hospedados por algum outro lugar? A seção "comunidade" tá sem link pro fórum :rolleyes:

Lugh
16/09/2004, 22:40:02
Aewww ja tp jogando no bRO, tá legal pra caralho.

Jogador disse: Não achei o fórum do ragnarok.com.br, eles tem um fórum próprio ou são hospedados por algum outro lugar? A seção "comunidade" tá sem link pro fórum

Eles teem forúm proprio so que está em manutenção. Informações sobre o bRo, baqsta vc ir no link Fale Conosco

Iore
17/09/2004, 18:32:03
Isso ai lugh acho que hoje eu começo a jogar(95%) , e falando nisso qual eh seu nick??

Vlw!!

Lugh
20/09/2004, 11:24:44
Blz, então a gente se ve lá. Meu nick lá é Lugh Samildanach, to com um archer lá lv 29/20.

chuckzin
23/05/2005, 23:05:57
Sou novo membro aew du Forum se alguem quer ajuda ou pode me ajudar a conseguir Ip's coisarada meu msn eh : chuckhs@hotmail.com

_dudukiller_
14/10/2005, 18:17:38
vai se f**** jimmy neutron!
fica estragando o forum com esse flood do diabo!
para de anunciar esse server!
cria um topico fixo e bota o site dele logo!