PDA

Ir para Versão Original : Vc sabe qual é a sua fonte?

Nemesis_X
24/06/2004, 10:36:53
Hoje em dia, uma das coisas mais críticas no funcionamento do PC é a fonte. Relegada por muitos, ela é quase esquecida na hora de montar a máquina. Hoje tem gente gastando quase 2000 reais em CPU + Placa mãe + memória + placa de vídeo, e compra uma dessas fontes de 30 reais “made in Paraguay”

Há outros que preferem um gabinete bonito, prateado, com efeitos e economizam na hora de comprar a fonte. Tem gente que acredita que compra o gabinete e a fonte vem de brinde. É justamente o contrário. Vc está comprando a fonte. O gabinete é que vem de brinde

A fonte é um dos responsáveis mais importante pra estabilidade e funcionamento de um PC. Antigamente fonte de 200W eram totalmente suficientes pra suprir a demanda elétrica do micro todo, inclusive do monitor. Hoje em dia com somente CPU dissipando quase 80W, uma de 350W é o mínimo cogitável.

O problema é que essas fontes genéricas, não oferecem a potência toda que elas anunciam. Ao utilizar um voltímetro é fácil ver que muitas dessas fontes 400W genéricas, não tão chegando nem a 300W. Se vc coloca nesse sistema um XP de 2000 pra cima, uma Geforce4 e uns 512 de RAM e ainda bota overclock, é pane na certa.

Mas não é somente a QUANTIDADE de força que a fonte fornece que é importante, mais importante é a QUALIDADE da força. Nesses computadores recentes, a variação na demanda por corrente é muito rápida. Um determinado componente num instante pode estar consumindo 15W, e num milésimo de segundo depois pode estar requerendo 45W, ao mesmo tempo que um que estava requerendo 20W, passe a requer 80W. Se a fonte não for equipada com capacitores de grande capacidade e de qualidade ela não guenta mesmo...e o micro dá pau, mesmo

Quantas e quantas vezes, não ficamos quebrando a cabeça, com travamentos, resets aleatórios, GPFs, telas azuis, ou mesmo o micro não ligando? E o culpado? CPU, Memória, Placa-mãe? Não... o culpado é a fonte. Para isso devemos evitar essas fontes muito baratinhas. Já tive amigos que perderam um PC inteiro por usarem fontes de qualidade inferior. Não tem sentido isso, o preço de uma boa fonte é de apenas 10% do valor do micro completo

Muita gente não sabe se a própria fonte que possui está dando conta do recado, para checar é sempre importante verificar sempre as voltagens +12V, +5V +3,3V e a do Vcore. Atualmente no CD de instalação de quase todas as placas-mãe, vem um utilitário para checar asa voltagens, bem como temperatura da CPU e da placa-mãe. Por exemplo as ASUS vem com o ASUS PC Probe.

Fontes de má qualidade apresentam valores diferentes para as voltagens-padrão (Há uma tolerância de + ou – 5%, por exemplo, uma boa fonte, supre na saída de 12V, entre 12,6V e 11,4V)

As melhores fontes do mercado são as Enermax e TermalTake, o problema é que elas podem custar até 400 reais, mas encontram-se bons modelos delas por 250, 300 reais. Dentre as medianas, são boazinhas as fontes Maxxtro e Troni, mas escolha sempre as de 450W pra cima.

Jeds
24/06/2004, 14:47:56
acho que nunca pensei na minha fonte!
pensei em trocar tudo. menos a fonte.. :rolleyes:

lobO
24/06/2004, 15:00:56
Eu não tenho fonte, mas a minha preferida é Arial Black.

hauahuaehaehueahuaeuheauheaea

-=[ Tatão ]=-
24/06/2004, 16:13:45

i tinha q ser mesmo!!!! aiaiai..

Bom voltando ao topico, todos as maquinas 2000+ do escritorio estão rodando com clock abaixo, justamente por causa das fontes, toda vez q deixamos no normal a maquina desliga sozinha, fizemos os testes aki, trocamos tudo, qdo chegou na fonte encontramos o problema... Soh q o Escritorio naum quer desembolsar grana....

Cokaze
25/06/2004, 9:10:05

Cada uma que a gente tem que ler..... :mad:

Minha fonte é uma troni de 250W que veio junto com o gabinete. Uma vez fomos ligar nela 2 HDs, um combo DVD/CDRW e duas venbtoinhas extras e o micro não ligou, daí desconectamos um HD e as ventoinhas e o micro ligou

Cee-Sx120
27/06/2004, 1:02:30
Eu estou com uma Maxxtro 500w desde agosto do setembro do ano passado.
Muito boa (pelo custo R$ 79)..., q deve dar uns 260, 280w reais está segurando meu pc até q bem...
Muito melhor que a Leadership que veio com o gabinete...
Todas as linhas estão estáveis, menos a +12, q sempre varia 12.4 ~ 12.6 contra 12.6 12.9 da Leadership...
Troni tem alguns modelos que não valem nada... já tive duas ruins...

slbnow
28/06/2004, 0:25:19
Muito legal sua matéria/post Nemesis... :)

Realmente todos (a maioria) subestimam a importância de uma boa fonte... Compram uma R9800PRO, um P43.2EE e etc... Mas aposto que se você perguntar: "Qual é a sua fonte?" o carinha não vai saber... Ele pode estar rodando (ou tentando) rodar tudo isso com uma "Satélite" 400W, ou seja, uns 200W ou menos reais...

Bom, eu gosto da minha fonte. Ele segura com folga minha configuração. Uso uma ThermalTake 420W (reais mesmo! hehe). Mas vejam, uma fonte que, na minha opinião, segura quase qualquer configuração (sem over) é a ThermalTake 360W que custa uns 200 reais ou a SevenTeam 350W - ST-350BKV que custa uns 180, 190 reais...

No outro computador aqui de casa, uso uma Maxxtro 450W. Ela é até que boa. As voltagens são razoavelmente estáveis. Seguram a um bom tempo um AXP 2600+, R9000PRO, dois HDs e dois drives (CDRW e DVD). Para quem tem menos grana é uma boa escolha, mas uma ST ou TT são BEM melhores...

Solit
29/06/2004, 2:27:48
Pow meu PC eh bem recente entaum Graças aos Deuses do Heavy Metal eu naum tive problemas com issu até agora...

Mas de qualquer forma vcs tem razão do que adianta vc ter um PC super potente, top de linha sem uma fonte do mesmo nivel... eh literalmente dinheiro jogado fora...

Mas tenho uma dúvida qto a isso como eu faço pra saber qual eh a minha fonte ?

Tem algum programa no PC que diz qual eh a fonte que eu to usando ou eu vou ter que abrir o PC pra olhar... por que se for issu eu ja desencano de tentar saber... :disgust3:

Uma das razões do meu PC funcionar bem na minha opinião eh que eu naum me meto a tecnico em informática e naum fico mexendo nas confiurações dele... Hardware entaum... nem se quer toco uahuahauh. :sheesh:

Falow um abraço...

lfbaptista
05/07/2004, 3:05:42
Oi galera,

Seguinte, li sua matéria, mas acho estranho uma vez que... da uma analisada no meu PC.

Placa mãe Asus A7V600-X
Processador Athlon XP 2600+ Barton
Cooler Volcano 10+
Placa de video GeForce 5 FX5200
512Mb DDR400
HD SATA 80Gb
Drive DVD
Drive CD-RW
Baybus com controle para 4 fans
4 Fans extras com leds de neon
1 kit de neon
2 leds de neon funcionando como "lanterna"

Teoricamente minha fonte não aguentaria isso tudo ou estou errado??

Ela é uma Dr. Hank 250W Reais

Agora eu vou trocar minha placa de video por uma Radeon 9600Pro e adicionar um kit de LCD...

Vou ter problemas?? Até agora nunca tive problema nenhum, as voltagens são bem estáveis, por volta de 12,41v e 5,107v.

Espero conselhos....valeu.....

Cabeça
05/07/2004, 11:44:13
Oi galera,

Seguinte, li sua matéria, mas acho estranho uma vez que... da uma analisada no meu PC.

Placa mãe Asus A7V600-X
Processador Athlon XP 2600+ Barton
Cooler Volcano 10+
Placa de video GeForce 5 FX5200
512Mb DDR400
HD SATA 80Gb
Drive DVD
Drive CD-RW
Baybus com controle para 4 fans
4 Fans extras com leds de neon
1 kit de neon
2 leds de neon funcionando como "lanterna"

Teoricamente minha fonte não aguentaria isso tudo ou estou errado??

Ela é uma Dr. Hank 250W Reais

Agora eu vou trocar minha placa de video por uma Radeon 9600Pro e adicionar um kit de LCD...

Vou ter problemas?? Até agora nunca tive problema nenhum, as voltagens são bem estáveis, por volta de 12,41v e 5,107v.

Espero conselhos....valeu.....
:eek3: :eek3:

Sua fonte é 250W mesmo, não é mais não? Se a tensão dela fica estável mesmo, ela é mto boa. Não me recordo a marca da minha, mas sei que é 400W reais (não pico), e com a mobo, Drive de CD e Combo, HD 80G, Zip Drive, 3 fans, Neon, e mais alguns Leds, meu 12V fica em média 11,7V o resto está tudo normal.

Vai vender essa 5200? Ela é 64 ou 128bits. Qto quer nela?

lfbaptista
05/07/2004, 12:03:28
Então, mas sendo 250W reais a minha, sera que esta tudo ok??

To pedindo R$260,00 na placa é 64bits com dissipador e cooler (da pra fazer um over nela se quiser)

Valeu...