PDA

Ir para Versão Original : [Matéria] Colin McRae Rally 4

SmashCLS
07/04/2004, 0:27:29
Bem pessoal, to aqui escrevendo uma matéria. Tinha escrito um textinho mais bonito antes, mas ae deu pau e eu nao tinha copiado essa parte, ae só vo dizer breviamente.

Não tava fazendo nada sobre jogos, ae resolvi fazer uma(s) matéria(s). Quem gostar gostou, quem não gostar, azar :drool:

Se der certo eu faço outras.. ah, sintam-se livres para comentar e/ou fazer as suas próprias matérias ;)

aí vai

Expectativa

Eu, fanático por jogos de corrida e simulação estava ansioso por esse lançamento que ocorreu em março deste ano (2004). Depois de ficar um gostinho de "quero mais!" (JAIME!!!), estava esperando que a CodeMasters (www.codemasters.com) lançasse este jogo e torcendo para que rodasse no meu computador, o qual não é um high-end exigido por jogos como Unreal Tournament 2004 ou BattleField 1942. Apesar de todo o tempo que demorei instalando o jogo, nenhum tempo de espera poderia abalar minha curiosidade em ver esse jogo.

Para os amantes da velocidade, confira abaixo o que você vai encontrar nesse jogo fantástico.

Requisitos Mínimos

Tirado do readme:

--------------------------------------------
Minimum Requirements (Single player)

• Windows 98SE/ME/2000/XP
• DirectX 9b
• Pentium III or Athlon at 750MHz
• 256Mb RAM
• Supported 32Mb Graphics Card
• DirectX 9 Compatible Sound Card
• 3.0GB Hard Disk Space (2.5GB for game, 500MB after installation)

Recommended Specification

• Windows 98SE/ME/2000/XP
• DirectX 9b
• Pentium III/4 or Athlon at 1.4GHz
• 512Mb RAM
• Graphics Card: ATi Radeon 8xxx and above, nVidia GeForce3 and above
• Sound Blaster Audigy 2 series audio card

Computador Testado:

- Windows XP SP1
- DirectX 9b
- Pentium III 1GHz
- 256 MB Ram
- Geforce (1) 256 - 32mb (melhor q 2 MX)
- Sound Blaster Live

Apesar da especificação recomendada estar acima do meu computador, posso dizer que o jogo é beeem mais leve que o seu antecessor, o Colin McRae Rally 3.

Quando entrei no jogo, fui direto para o Option->Video onde ja coloquei resolução em 640x480x16 esperando que jogo seria extremamente lento. Qual foi minha supresa ao ver que o jogo rodava muito suave, quase como se eu realmente tivesse um computador rápido. Logo saí do jogo e voltei ao options e aumentei a resolução para 800x600x16, coloquei o draw distance em 50% para não sonhar muito alto (a distância máxima que você encherga, ou seja, a distância q você encherga do horizonte, quanto maior este valor, mais dados são exibidos na tela ao mesmo tempo). Ainda o jogo ficou suave, e não pude acreditar. Só pra testar, voltei ao menu, coloquei 1024x768x32, aí meu computador arriou as perninhas!! :) Apesar disso, testei com 1024x768x16, e vi que ainda assim, o jogo rodava suave. Fiquei impressionado, já que o CMR3 mal rodava em 800x600x16 e em todos os "Super Special Stages" ele simplesmente rodava travando.

Minha alegria em rodar 1024x768 foi grande, só fiquei triste ao rodar o multi-player nessa resolução, mas isso vem depois, calma.

Primeiras Impressões

Ao entrar no jogo, não existe video de abertura apelativo, como aquele no Need For Speed Underground, apenas um demo de uma corrida do jogo, sem muita frescura. Não é de se espantar essa atitude, uma vez que nenhum dos jogos da série possuia uma abertura de deixar boqueaberto (vulgo "cair os quexo"), porém, essa impressão logo é lavada ao entrar no menu.

O menu aparece e um mini-video fica sendo exibindo na parte superior da tela, bastante colorido e com vários efeitos de transições criativos e bem frescos, hehe. Os menus agradam ao olhar e são bastante intuitivos, ainda bem!

Mas eu não pude me conter, fui pro options, arrumei detalhes de video, configurei o teclado e fui direto para o Championship!!!

Championship e detalhes

Ao entrar no Championship pela primeira vez, você pode disputar em duas categorias: 4WD (four wheel drive - tração nas quatro rodas) ou 2WD (two wheel drive - tração em duas rodas). Entrei em 4WD e vi que podia escolher entre 4 carros e mais um poderia ser destravado caso terminasse o campeonato, no mínimo, em segundo.

Isso é uma grande evolução, bastante inteligente onde os fabricantes entenderam que agente não queria correr o campeonato SEMPRE com o Focus do Colin McRae, como era no CMR3. Agora você pode correr com o Xsara do McRae (ele trocou de equipe) ou com outro carro de seu agrado. O mesmo vale para o campeonato 2WD.

Primeira corrida, que emoção... e boas surpresas!! O fabricante também desistiu daquela idéia ridícula de poucas opçÕes de setup do carro, como era no CMR3. Agora você pode escolher muitas opções de configurações, como pneus, altura e rigidez da suspensão, barras estabilizadoras, relação de marchas, distribuição de freios, sensibilidade da direção. E o melhor: o jogo não monta um setup ótimo para você. Na versão anterior, o setup era totalmente inútil, pois o jogo sempre montava o melhor setup possível para as próximas corridas.

E as mudanças não param por aí: agora, como no CMR2, você pode escolher qual partes do carro deseja consertar para as próximas etapas, tendo em mente a descrição da próxima corrida. Além disso, há uma área de "Itens Extras"!!

Joguei toda os eventos dos Estados Unidos, primeira etapada do campeonato mundial, e qual não foi minha surpresa ao ver uma tela dizendo que a próxima etapa do campeonato era um Testing. Mas que diabos?? Bem, após cada etapa (país) do campeonato, você deve cumprir alguma tarefa, com no máximo duas tentativas, em alguma pista para receber os Itens Extras. No caso, o primeiro ítem que você pode tentar conseguir são amortecedores mais resistentes e, para isso, é preciso testar os amoretecedores, hehehehe :evil: SIM SIM SIM, pulos, pulos, pulos, muitos pulos para você testar os amortecedores: Você tem uma barra indicadora de compressão dos amoretecedores e deve fazer com que essa taxa chegue quase ao máximo. Ao fazer isso, uma segunda barra indicadora marca o total de compressão que você já fez acima do necessário. Se você encher essa barra e terminar o percurso no tempo indicado, você ganha o ítem, senão meu amigo, pode sentar e chorar!!!

Ainda não tive oportunidade de terminar o jogo, mas, no level normal, o jogo é bastante fácil para quem já está acostumado com os jogos de Rally. Logo nas primeiras pistas já abri mais de 20 segundos de vantagem para o segundo colocado e pude aproveitar mais um pouco da paisagem, rica e detalhada.

To louco para ter um tempo para terminar esse jogo, ele realmente mostrou um potencial para, finalmente, deslanchar... graças ao multiplayer!

Multiplayer

Diferentemente de suas versões anteriores, agora o CMR4 possui em seu sistema o acesso à uma base de servidores powered by GameSpy, que é um programa que pode ser instalado na sua máquina caso você queira, mas não é necessário para jogar o game. A tecnologia é simples, existe uma lista de servidores abertos para o multiplayer na internet, sem que você precise saber IP's, nome de servidores etc etc etc. Agora basta você criar um jogo e ele é exibido na relação do GameSpy, porém, muito mais inteligente do que as estúpidas salas do Need For Speed Underground.

Uma coisa que não agradou muito foi a impossibilidade de ingressar em uma corrida com ela em andamento, ou seja, você precisa ficar dando "Atualizar" na lista de servidores para ver em quais a corrida não está em andamento para poder entrar no servidor. Depois de entrar, você é enviado à uma chat room onde pode escolher o carro (mas não configurá-lo), ver a lista de jogadores e suas respectivas nacionalidades, ver o carro escolhido por eles, se estão jogando no manual ou no automático, etc etc etc.

Assim que todos estão prontos, a corrida começa!!! Tentei jogar em 1024x768 o multiplayer, mas aí meu computador não suportou a dose. Ficou muito lento e tive que abandonar a primeira corrida multiplayer que ia jogar. Mas não desisti: saí do jogo, baixei a resolução e retornei para a mesma sala, após terminada a corrida em que abandonei. Entrei e ví que já havia 8 pessoas (o máximo) para correr, e logo o jogo foi iniciado!!

Loucura loucura! Claro, os carros são todos ghosts para que você não bata em ninguem, devido aos pings altos e ao tamanho extremamente pequeno das pistas em alguns pontos, onde seria impossível ultrapassar. É muito bom o jogo on-line, mesmo com ping 200 no servidor dos gringo eu podia ver nitidamente onde andavam os ghosts, além da barra superior que indica a posição que você está em relação ao término da prova e a distância dos oponentes em relação a você.

Agora sim esse jogo vai dar certo... Colocaram tudo o que faltava (tá, não tudo). Multiplayer com suporte a LAN, Internet via GameSpy ou via IP (Peer to Peer).

Conclusão

Sem muitas conversas: vá logo e "compre" esse jogo, consiga-o a todo custo!! Claro, se você gosta de jogos de corrida. Não espere um jogo para burros como é o caso de Need For Speed Hot Pursuit 2, onde você só senta e dirige no mais puro modo Arcade: aqui a coisa, meu amigo, é feita pra quem realmente gosta de realismo, pelo menos no nível avançado. Trocar de marchas, tangente de curvas, entender as curvas que o co-piloto diz, enfim, aprender a correr como se deve.

A riqueza de detalhes realmente impressiona: batidas amassam o carro com maior perfeição que seu antecessor, agora batidas podem ser definitivas, ou seja, você bate forte e já era, quebrou o carro. É muito mais fácil detonar com o carro dirigindo muito agressivamente, errando curvas ou saindo da pista.

Os novos modos de corrida garantem bastante diversão, incluindo um modo multiplayer pra ver quem pula mais, um modo multiplayer de campeonato e o modo citado acima, o estágio simples.

Prós

- Mais de 40 estágios a escolha (depois de todos destravados)
- Mais de 20 carros com seus respectivos pilotos e co-pilots (incluindo voz)
- Sangue dos motoristas, caso a batida seja fortíssima (hehehehe)
- Detalhes incrivelmente realístas de água (ai ai minha geforce 1)
- Multiplayer
- Incrível realidade de gráficos
- Jogabilidade perfeita (diferença gritante entre 4WD, RWD, FWD)
- Criar rallis personalizados com diferentes estágios de diferentes países

Contras

- Ainda não existe a opção SAVE REPLAY
- O som ainda tem bug quando se dá muitos Alts-Tabs
- ainda to procurando outro contra... :D

Mais informações:

http://www.codemasters.com/colinmcraerally04/usa/colinmcraerally04.php

Umas fotinhos, amanhã eu posto mais, deu sono.

não repara q tem uns verde na fumaça, é 16 bits d cor q fica assim :(
http://www.inf.ufrgs.br/~jteichmann/ss/cmr4/corrida1.jpg
http://www.inf.ufrgs.br/~jteichmann/ss/cmr4/puma.jpg
http://www.inf.ufrgs.br/~jteichmann/ss/cmr4/xsara.jpg
http://www.inf.ufrgs.br/~jteichmann/ss/cmr4/lancer.jpg

multiplayer roxxx, ganhei 3 corrida das 3 q corri, hehehe :D
http://www.inf.ufrgs.br/~jteichmann/ss/cmr4/resul.jpg

Sony
07/04/2004, 0:36:02
empolguei, velho!! :D ;) :) :cool3: :smile2: :eek3:
eu VOU "comprar" esse jogo!! :drool: :rolleyes: :sheesh: :tongue2:

Cabeça
07/04/2004, 7:54:39
Outro da Codemasters também que recomendo, seria o Toca Race Driver. é corrida no estilo Stock Car e, não achei pesado também não.

Aqui tem o link do Collin McRae Rally 3
http://forum.gamesonline.com.br/showthread.php?t=17522

qdo encontrar o 4, Informo

Sony
07/04/2004, 8:06:14
e o CMcRR 4, onde tem para "vender"?

-edit-

olha o que eu vi no site da nvidia:
http://www.nzone.com/object/nzone_colinmcraerally04_home.html

PHiN
07/04/2004, 12:33:59
Bom, nunca joguei nenhum jogo da série CMR, nem estava por dentro do lançamento do CMR4, mas pelo que vc disse, o jogo evoluiu bastante em relação ao último, e parece que está completo, tem tudo que um bom jogo precisa, um modo singleplayer bem realista e customizável, para desafiar e entreter mais o jogador, e caso o cara canse de ganhar as corridas contra o PC, é só procurar outros viciados pra competir :sheesh:

Mto legal, boa matéria, é bom ficar por dentro de novos jogos com tantas informações assim :D

NiNja_SkT
07/04/2004, 13:14:21
sera q no meu pc funfa?? éh um AMD Duron 1.2 320 de ram DIMM com 64 mega d video onboard(uma merda)?

Zique
07/04/2004, 14:15:15
fncionaria sim, ninja skt...
cacete 3 GB é quase a metade do meu HD :P

SmashCLS
07/04/2004, 15:50:32
O Toca Race Driver 2 ainda não foi lançado. Eu tenho o 1, e sinceramente, foi um fracasso total. O jogo sempre te ajudava a jogar, era mal feito pra caramba. Agora, esse 2, eu to contando os dias pra eles lançarem, hehehehe :D

Pra comprar o CMR4 tem várias maneiras, mas eu peguei pelo BitTorrent.

Quem não tem cliente, recomendo o Azureus que, mesmo em java, eh muito bom.
http://azureus.sourceforge.net

Pra quem não sabe como funciona, vc baixa um arquivo .TORRENT que diz pro programa quem tem o jogo e ae vc começa o download na boa. Pra pegar os torrent, vá em www.suprnova.org ou então em algum dos sites em www.link2u.tk

Eu, particurlamente, entro no servidor de mirc da bt-gm (que eh os kra q descolam as parada)....
/server irc.efnet.net
/join #bt-gm

PS: sempre tem mais de 1000 cara no canal, rox a lot.
Ae pra ver os jogos, digita
!listgames
pra ver os filmes q tem, digita
!listmovies
Ae tu vai fazer o download do torrent e eh soh abrir o torrent no Azureus :D

Gandalf
07/04/2004, 16:24:54
Colin McRae.Rally.4 -

cd1 -

ed2k://|file|Colin.McRae.Rally.4.Deviance.CD1.ShareConnec tor.bin|787444896|E1A1C6008D65B9E24314C052A9931E2F |/

cd2 -

ed2k://|file|Colin.McRae.Rally.4.Deviance.CD2.ShareConnec tor.bin|783639360|F987646994B26551E9E50D6A7A949784 |/

cd3 -

ed2k://|file|Colin.McRae.Rally.4.Deviance.CD3.ShareConnec tor.bin|783639360|B2B53B3A8B33535DC1CB169410F9FFBF |/

cd4 -

ed2k://|file|Colin.McRae.Rally.4.Deviance.CD4.ShareConnec tor.bin|216873216|11F7404D880502B19C1AECBC90FDB071 |/

links pra emule/edonkey, todos tem mais de 400 fontes :smile2:

ßørelø
07/04/2004, 17:01:46
argh nu meu P3 te falo q pega uns 35 de fps, a bosta de minha assus eh mini placa e num tem slot AGP minha TNT2 eh pra PCI, uma merda

SmashCLS
07/04/2004, 19:32:07
35 fps ainda eh bem jogavel
abaixo de 30 q fica feia a coisa... claro q pra joga online eh melhor mais :D

slbnow
07/04/2004, 19:45:16
Parabéns pela matéria Smash! Com certeza vou comprar! :D Espero que você faça outros reviews... Algum de corrida de Formula 1. Estou tão por fora, mas adoro jogos de F1!! :D

35 FPS já é o suficiente para jogar tranquilamente. Com menos que 30 FPS a coisa começa a ficar bem complicada!

EDIT: Não tinha visto o post do Smash... hehe

NiNja_SkT
07/04/2004, 20:12:23
eu gosto de qualquer jogo no estilo GTA VC e NFS Underground(apesar de naw jogar mto)

ßørelø
08/04/2004, 0:23:33
tem q ve q placa PCI o fps varia mto vc pode i numa reta cum fps 40 chega na curva fdp baxa pra 25 eu teria q usa 640x480x16...

...
06/11/2004, 21:45:27
Eu gosto de collin , mas pro ps2...

SmashCLS
09/06/2005, 12:48:44
mazáá agora temos até um fórum para isso :D

Riechard
14/01/2009, 7:29:42
:soldiers:Adoooro esse jogo:love2::love2:
:chop::cheerleader::cheerleader: Só pra desenterrar :P

Turdin
15/01/2009, 11:14:23