Ir para Versão Original : Programa FX, a escolha do Caça para o BRASIL!!!
Melkor
21/03/2004, 16:12:22
Finalmente gente!!! Vamos ver no fim deste mês (de acordo com o governo) o resultado da licitação para a escolha do caça brasileiro! Os concorrentes são: F-16 (americano), MIG-29 (Russo), SU-35(Russo), Gripen(Sueco) eo o Mirage2000 (Francês). Daí veio a pergunta para todos se questionarem: Qual é o melhor para o Brasil?
Bem, até agora, os únicos que poderiam ter alguma possibilidade de vencer, são: Gripen, SU-35 e o Mirage2000. Explico: O F-16, como jah foi dito, é americano e, como se sabe, eles limitam a entrega da tecnologia do avião, além de se ter limites quanto ao uso de armamento quanto ao governo americano, o MIG-29 é um caça antigo, com todas as suas possibilidades de modernizações já utilizadas, oq o coloca como carta fora do baralho!
Prós dos 3 preferidos:
Gripen - caça mais moderno dos 5. Tem a maior possibilidade de crescimento. Contra: tem um raio de ação muito curto (o mais curto dos 5) e naum se sabe se toda a tecnologia poderia ser entregue à FAB.
SU-35 - o caça preferido pelos pilotos. Tem uma capacidade de ação continental! Sem precisar de reabastecimento, tem a maior capacidade de carga de todos, e grande possibilidade de evolução nos próximos anos. É considerado, em seu setor, como o melhor caça do mundo. Contras: o governo russo. Pos não se ter certeza de sua estabilidade, e dizem que é o mais caro de manter (naum sei ao certo).
Mirage2000 - o caça preferido do governo. Tem como vantagem, o lobby da Embraer. Tem um sistema eletrônico super avançado e utiliza os mísseis mais modernos do mundo, o MICA. Contras: é um caça de curto alcance e já tem sua capacidade de modernização no limite.
Bem, eu espero que o SU-35 seja escolhido, por bem ou por mal, seria o melhor para o Brasil! Teríamos um caça que nos daria a superioridade na america latina! Acredito que com a versão naval, teríamos tb os céus dos mares tb resguardados! Mas é esperar para ver...
Oq vcs acham???
Vamos pegar o Russo. Assim somos totalmente anti Eua. :)
Jango-EX
21/03/2004, 16:47:43
eu vou com o SU-35.
A gente precisa patrulhar mais e atirar menos mísseis.
mas o ideal seria fazermos uns supersônicos, talvez uns stealth...
Bom, não posso dar minha opinião pq não conheço nada sobre nenhum dos caças... Aviões estão longe de ser meu forte.
Pelas descrições... Realmente compensa manter esse SU-35? Não é como se o Brasil tivesse grana sobrando pra gastar em caças, as prioridades do governo certamente são outras.
O Gripen e o Mirage parecem ser bons, modernos. Ambos tem seus contras, mas aí a gente tem que se perguntar: essas limitações realmente vão afetar muito o desempenho deles para os objetivos brasileiros?
O Gripen tem um menor alcance, mas... o quão menor é isso? É um pouco menos que o Mirage, ou 5x menos que o Mirage? Além do mais, o Brasil realmente precisa de algum caça com grande alcance?
Os outros caças podem não ser os melhores do mundo, mas se estiverem adequados às nossas necessidades, são os melhores para nós. Isso é o que conta.
E eu preferia ver a Força Aérea investindo mais no patrulhamento da Amazônia, nas fronteiras, do que nas fronteiras marítimas. Nossas fronteiras por terra é que mais precisam de proteção.
Cabeça
21/03/2004, 18:09:42
Gostaria que realmente o governo investisse um pouco mais no programa militar. Não só na compra de caças, mas nos outros armamentos, como tanques e canhões também. Que houvesse maior incentivo p/ que as pessoas pudessem passar pelo programa. Atualmente o Exercito recruta por ano somente 500 rapazes, que fazem um programa por 1 ano, e logo após isso é dispensado. No meu periodo de alistamento, fui dispensado ja na primeira chamada, mas... se tivese a oportunidade, teria servido o serviço militar. Porem, observando a crise e falta de investimento do governo, não tive nenhum incentivo p/ que pudesse realmente seguir uma carreira militar. Concordo sim que o governo tem que investir nessa parte, mas... como o Phin disse, será que é a hora certa de fazer isso? Será que o governo não tem outras prioridades? Ou, talvez quando alguem tomar conciência e acabar com as falcatruas dos políticos que roubam o nosso dinheiro, estará sobrando dinheiro nos caixas, e então poderá investir tanto nas necessidades mais emergentes qto nas outras superfulas. :wink2:
Melkor
27/03/2004, 0:23:27
Ok! A questão levantada foi o fato da nescessidade da compra, não é? Bem, das duas uma: ou o Brasil compra um caça, ou teremos que ficar sem caças, pois os que temos, os MirageIII estão no fim de vida, no máximo durarão até 2005 (e estou sendo otimista), acredito que com o SU-35 teremos um caça para impôr respeito no cone sul. Teremos também a oportunidade de entrar em contato com uma tecnologia nunda dante vista por aqui, e, com ela, desenvolver outras, como, por exemplo, a do VLS... bem, existem outras vantagens e motivos, mas esses são os mais básicos.
Macbeth
27/03/2004, 23:21:51
Para quê nós necessitamos "impor respeito" no Cone Sul? Era muito melhor investir esse dinheiro em saúde e educação de qualidade para o progresso da ciência brasileira do que ficar procurando avião X ou Y para comprar. Essa história de respeito e necessidade de militarização, de modernização dos equipamentos bélicos não passa de "imperialismo" chulo. Preocupemo-nos com outras coisas mais relevantes!!!
Jango-EX
28/03/2004, 0:27:04
Creio que não.
As forças armadas de um país são parte importante na economia do mesmo.
O investimento em pesquisas bélicas geraria muitos empregos no Brasil.
Apesar de que eu acredito que as armas não deveriam ser pesquisadas nunca, que ao invés disso fossem definidas outras prioridades, indefesos não podemos ficar.
Se o resto do mundo investe nisso, não podemos ficar para trás.
Mas não vale a pena isso... O Brasil gastaria milhões e milhões pra chegar no nível de tecnologia bélica e espacial dos países de ponta e... para quê?
O Brasil tem que investir no que é bom, pra depois investir em outras coisas.
Se não me engano, o Brasil é o único país sub-desenvolvido que faz parte do Projeto Genoma, certo? Isso é muito mais importante do que investir em caças.
Tem diversos campos que merecem muito mais investimento que o de tecnologia bélica... Bota aí a Educação, Agricultura, Construção Civil, Turismo... Esses aí são apenas uns dos que, além de criar muito mais empregos, trariam muito mais benefícios (e dinheiro!) ao país...
Investindo em Educação sim que a qualificação da mão-de-obra aumenta...
Strider Hiryu
10/04/2004, 1:26:04
Tirando o esquema no Iraque, o mundo não está em guerra e eu acho que a compra de caças naum é muito necessaria no momento... gostei do SU 35 :)
Agora eu acho q aao invez dos caças o brasil investisse nas condições sociais do pais q nem ja foi falado ae
Jango-EX
12/04/2004, 5:04:32
Mas não vale a pena isso... O Brasil gastaria milhões e milhões pra chegar no nível de tecnologia bélica e espacial dos países de ponta e... para quê?
O Brasil tem que investir no que é bom, pra depois investir em outras coisas.
Se não me engano, o Brasil é o único país sub-desenvolvido que faz parte do Projeto Genoma, certo? Isso é muito mais importante do que investir em caças.
Tem diversos campos que merecem muito mais investimento que o de tecnologia bélica... Bota aí a Educação, Agricultura, Construção Civil, Turismo... Esses aí são apenas uns dos que, além de criar muito mais empregos, trariam muito mais benefícios (e dinheiro!) ao país...
Investindo em Educação sim que a qualificação da mão-de-obra aumenta...
claro.
mas acontece que o Brasil não vai investir no que precisa.
não vai investir em educação, aumentar o salário dos professores, pra dar condições de eles se qualificarem mais, dar mais material pra escolas...
não vai investir em segurança, pra que a gente possa sair sem medo de morrer e o policial também possa voltar pra casa vivo...
e se for entre não investir em nada, e ir tudo pros bolsos de quem não precisa, e entre investir em armas...
que se faça a bomba de nêutrons em produção em massa aqui no Brasil!
edit-ah... mas o mundo está em guerra sim...
tirando a guerra no iraque? tirando a guerra que a globo faz cobertura, isso sim.
e a guerra civil aqui no rio, e em sampa?
que mata mais gente do que a guerra civil angolana matou, por dia?
isso sem falar nas "guerras frias", na hipocrisia, aquelas que não estouram pra manter as aparências, mas que são as piores... o conflito entre raças no Brasil (apesar de que todo mundo é vira-lata, tá provado...)?
o mundo vai estar em guerra até o momento em que só um ser humano reste.
aí haverá a paz.
e ela só será absoluta quando este morrer.
Macbeth
12/04/2004, 21:20:16
Por que que simplesmente aceitamos tudo e buscamos justificativas para as ações dos nossos governantes? Como disse Manu Chao em uma música, "é sempre mais fácil empurrar com a barriga e deixar o abacaxi para os netos". Cabe a nós exigir que o dinheiro do país, ao invés de criar a bomba de nêutrons ou ir parar no bolso de políticos corruptos, seja investido para o nosso próprio bem-estar. Qual a função primordial do Estado que não a manutenção de boas condições de vida do cidadão? Se fosse para fazer a guerra, não haveria necessidade de Estado. Não sei as condições daí, mas a Universidade Federal daqui está totalmente desmantelada. Tenho certeza que esse dinheiro seria muito melhor investido comprando livros novos e mantendo uma estrutura física mínima. Além do mais, investindo em educação, faria-se as bases para futuras pesquisas mais importantes para a humanidade do que comprar caças ou armas de qualquer qualidade.
Melkor
08/05/2004, 21:26:13
é...
vamos deixar de ter uma bomba H e deixar os entreguistas fazer oq sempre quiseram...
o ideal seria iniciar um processo de descolonização, só que agora, por parte dos americanos, e o único meio de fazer isso sem a repressão que viria deles (isso seria certo!), seria a contrução da bomba H.... aliás, sinceramente, eu jah acredito na existência dela... mas como apenas acredito, não quer dizer q eh um fato...
"se os milicos quiserem", vamos ter uma bomba H e ser independentes... mas só se "os milicos quiserem"....
falow.. (tah, o governo tb ajuda, mas... COMO SERIA INTERESSANTE TER OS MILICOS NO PODER...)
vBulletin v4.0.2, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.