PDA

Ir para Versão Original : Placa de Som

Berninha
18/03/2004, 21:06:34
Eu tenho quer dizer eu tinha uma placa de som SOUND BLASTER PCI 16 q eu consegui queimar quando tirei o plug da caixa de som e coloquei o do fone de ouvido com isso venho fazer 2 perguntas

1-Como evitar q isso (essa troca de plugs) queime minhas futuras placas?
2-A SOUND BLASTER 128 PCI tem o mesmo nivel da 16? e se vcs tem noçao de preço dessa PCI 16 ou se ela nao for mais fabricada a equivalente no momento

Sony
19/03/2004, 23:05:50
1.
cara, eu tbm mudo direto pra jogar cs à noite e nunca deu nada..
o plug de uma caixinha de som e de um fone de ouvido são idênticos..
o que pode ter acontecido é você ter deixado o volume geral muito alto no painel de controle > áudio (sons/multimídia)..

mas ainda é melhor comprar a caixinha de som c/ saída pra fone, pq tem mto fone de fio curto.. daí fica mto esticado..

---
2.
eu não sou muito bom em matemática, mas acho que 128 > 16.. acertei?? :sheesh:

Sony
19/03/2004, 23:48:35
Uhmm.. . tu nao ta falando em ter deixado mto BAIXO??

ehheh.... E, mesmo assim, se fosse "Estourar os fones" pela altura do volume, nunca ficaria mudo. O cara deu é um baita azar!!! ehee
as vezes a freq. do fone eh mto dif. da caxa e deu um curto, sei lá..

Cabeça
20/03/2004, 19:20:33
as vezes a freq. do fone eh mto dif. da caxa e deu um curto, sei lá..

não digo a frequência, mas o nivel de potência de saida do canal. Realmente o canal pode ter queimado, pois ao tirar ou colocar o plug, o canal pode ter entrado em curto com o terra, ou com o outro canal (ao se colocar o plug mesmo). isso teoricamente não teria problemas, mas... :rolleyes: acho que o Berninha não teve mta sorte.

Nemesis_X
21/03/2004, 7:10:36
1-Como evitar q isso (essa troca de plugs) queime minhas futuras placas?
2-A SOUND BLASTER 128 PCI tem o mesmo nivel da 16? e se vcs tem noçao de preço dessa PCI 16 ou se ela nao for mais fabricada a equivalente no momento

Eu nunca ouvi falar de placas de som queimadas dessa forma. A corrente que as caixinhas de som ou o fone de ouvido funcionam é muito pequena. O nome dessa troca é Hot Swap (troca a quente), ou seja trocar um componente (mouse, joystick, teclado, etc) com o micro ligado. Esse padrão já vem sendo implementado com o USB 2.0. Dipositivos seriais também tem essa capacidade.

No seu caso o que pode ter acontecido é falta de aterramento, ou aterramento incorreto, vem cá o seu micro tava dando choque na parte de trás?

PHiN
22/03/2004, 16:41:42
Hmmm, eu tinha um PC que toda vez que eu tentava mexer em algum cabo atrás, de som ou microfone, ele travava. Eu cheguei a levar alguns choques quando mexia lá com o PC ligado tb...

Mas engraçado isso ser problema de aterramento, pq o PC que eu tinha antes desse, e o que eu uso atualmente, os 3 usavam a mesma fiação, o mesmo estabilizador e funcionavam normalmente.

Cabeça
23/03/2004, 6:10:39
Freds, apesar de muitas pessoas fazerem isso, não deve ligar o Neutro no Terra.

Terra é terra, uma haste de cobre, que é colocada no solo de sua casa e a fiação de "terra" é ligada a ela. Terra serve p/ proteções contra surtos de corrente. Como por exemplo, um SPDA (Sistema de proteção contra descargas atmosféricas, ou melhor, Para-raios) todas as descargas (raios) atmosfericos que caem nessas hastes, são descarregadas diretamente à terra, protegendo os equipamentos conectados à rede eletrica de nossa casa. Como o referencial (carga) do solo é mais baixo, a energia vai p/ lá.
Ja o Neutro seria uma referencia de tensão, de uma fase. Sendo ele um "retorno" (na verdade ele não é um retorno, mas vamos explicar assim), assim como numa rede DC que tem seu positivo e negativo, na rede AC, vamos considerar a fase o positivo e o neutro negativo, esse também possui uma corrente, e a carga dele não é tão baixa qto o aterramento. Um valor refencial ideal entre terra e neutro (meçam com o multimetro) seria menos que 1 Volt (entre terra e Fase, vai ficar em torno dos 120V). Isso serve também p/ medir entre a carcaça do gabinete e o terra (com o terra desconectado do micro). se nessa medição estiver acima dos 1V, pode ter certeza que está tendo fulga de corrente em seu micro, e estará dando choque. Se for esse o caso, verifique sua fonte e a instalação dos equipamentos (placas, fios, etc), pois podem estar em contato com a carcaça, e em seguida aterre o seu PC, pois assim como um SPDA, seu equipamento pode sofrer também descargas, e sem o terra ligado a ele, a unica carga que a energia encontrará p/ se descarregar, será seu proprio PC, e depois disso, pode dizer tchauzinho p/ ele. :icon14:

Sony
23/03/2004, 12:58:29
pra você ver onde um fone de ouvido e uma caixinha de som nos levam.. :rolleyes: