Ir para Versão Original : Placa de Som
Berninha
18/03/2004, 21:06:34
Eu tenho quer dizer eu tinha uma placa de som SOUND BLASTER PCI 16 q eu consegui queimar quando tirei o plug da caixa de som e coloquei o do fone de ouvido com isso venho fazer 2 perguntas
1-Como evitar q isso (essa troca de plugs) queime minhas futuras placas?
2-A SOUND BLASTER 128 PCI tem o mesmo nivel da 16? e se vcs tem noçao de preço dessa PCI 16 ou se ela nao for mais fabricada a equivalente no momento
1.
cara, eu tbm mudo direto pra jogar cs à noite e nunca deu nada..
o plug de uma caixinha de som e de um fone de ouvido são idênticos..
o que pode ter acontecido é você ter deixado o volume geral muito alto no painel de controle > áudio (sons/multimídia)..
mas ainda é melhor comprar a caixinha de som c/ saída pra fone, pq tem mto fone de fio curto.. daí fica mto esticado..
---
2.
eu não sou muito bom em matemática, mas acho que 128 > 16.. acertei?? :sheesh:
Uhmm.. . tu nao ta falando em ter deixado mto BAIXO??
ehheh.... E, mesmo assim, se fosse "Estourar os fones" pela altura do volume, nunca ficaria mudo. O cara deu é um baita azar!!! ehee
as vezes a freq. do fone eh mto dif. da caxa e deu um curto, sei lá..
Cabeça
20/03/2004, 19:20:33
as vezes a freq. do fone eh mto dif. da caxa e deu um curto, sei lá..
não digo a frequência, mas o nivel de potência de saida do canal. Realmente o canal pode ter queimado, pois ao tirar ou colocar o plug, o canal pode ter entrado em curto com o terra, ou com o outro canal (ao se colocar o plug mesmo). isso teoricamente não teria problemas, mas... :rolleyes: acho que o Berninha não teve mta sorte.
Nemesis_X
21/03/2004, 7:10:36
1-Como evitar q isso (essa troca de plugs) queime minhas futuras placas?
2-A SOUND BLASTER 128 PCI tem o mesmo nivel da 16? e se vcs tem noçao de preço dessa PCI 16 ou se ela nao for mais fabricada a equivalente no momento
Eu nunca ouvi falar de placas de som queimadas dessa forma. A corrente que as caixinhas de som ou o fone de ouvido funcionam é muito pequena. O nome dessa troca é Hot Swap (troca a quente), ou seja trocar um componente (mouse, joystick, teclado, etc) com o micro ligado. Esse padrão já vem sendo implementado com o USB 2.0. Dipositivos seriais também tem essa capacidade.
No seu caso o que pode ter acontecido é falta de aterramento, ou aterramento incorreto, vem cá o seu micro tava dando choque na parte de trás?
Hmmm, eu tinha um PC que toda vez que eu tentava mexer em algum cabo atrás, de som ou microfone, ele travava. Eu cheguei a levar alguns choques quando mexia lá com o PC ligado tb...
Mas engraçado isso ser problema de aterramento, pq o PC que eu tinha antes desse, e o que eu uso atualmente, os 3 usavam a mesma fiação, o mesmo estabilizador e funcionavam normalmente.
Cabeça
23/03/2004, 6:10:39
Freds, apesar de muitas pessoas fazerem isso, não deve ligar o Neutro no Terra.
Terra é terra, uma haste de cobre, que é colocada no solo de sua casa e a fiação de "terra" é ligada a ela. Terra serve p/ proteções contra surtos de corrente. Como por exemplo, um SPDA (Sistema de proteção contra descargas atmosféricas, ou melhor, Para-raios) todas as descargas (raios) atmosfericos que caem nessas hastes, são descarregadas diretamente à terra, protegendo os equipamentos conectados à rede eletrica de nossa casa. Como o referencial (carga) do solo é mais baixo, a energia vai p/ lá.
Ja o Neutro seria uma referencia de tensão, de uma fase. Sendo ele um "retorno" (na verdade ele não é um retorno, mas vamos explicar assim), assim como numa rede DC que tem seu positivo e negativo, na rede AC, vamos considerar a fase o positivo e o neutro negativo, esse também possui uma corrente, e a carga dele não é tão baixa qto o aterramento. Um valor refencial ideal entre terra e neutro (meçam com o multimetro) seria menos que 1 Volt (entre terra e Fase, vai ficar em torno dos 120V). Isso serve também p/ medir entre a carcaça do gabinete e o terra (com o terra desconectado do micro). se nessa medição estiver acima dos 1V, pode ter certeza que está tendo fulga de corrente em seu micro, e estará dando choque. Se for esse o caso, verifique sua fonte e a instalação dos equipamentos (placas, fios, etc), pois podem estar em contato com a carcaça, e em seguida aterre o seu PC, pois assim como um SPDA, seu equipamento pode sofrer também descargas, e sem o terra ligado a ele, a unica carga que a energia encontrará p/ se descarregar, será seu proprio PC, e depois disso, pode dizer tchauzinho p/ ele. :icon14:
pra você ver onde um fone de ouvido e uma caixinha de som nos levam.. :rolleyes:
vBulletin v4.0.2, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.