PDA

Ir para Versão Original : Lula Henrique Cardoso

Macbeth
17/02/2004, 15:47:07
Para a maioria dos eleitores brasileiros, o atual presidente era sinônimo de mudança e de melhores condições de vida. Depois de um ano de governo, a análise é completamente diferente. Depois da reforma previdenciária, que piorou a situação dos futuros aposentados, veio a expulsão dos parlamentares contrários à mesma. O PT usou os mesmos métodos de repressão que Stalin usou na sua ditadura na URSS. Eles foram eliminados, assim como Trotski e outros indivíduos contrários ao regime Stalinista. Com a expulsão dos ditos radicais, o pt e o presidente cavaram a sua sepultura política. No início deste ano, recebemos uma notícia desagradável para muitos: grande parte da intelectualidade brasileira, como o sociólogo Chico de Oliveira e o filósofo Leandro Konder, abandonaram os quadros do partido dos Trabalhadores. Veio o ministério e o PT sepultou-se para a esquerda.
Na semana passada, descobriu-se que um assessor do (primeiro)ministro Zé Dirceu estava metido com falcatruas até o pescoço. Adivinhem quem pronunciou-se contra a instauração de uma CPI para apurar as denúncias? O presidente em pessoa e toda a sua corja de aliados. É uma vergonha um homem que tanto lutou contra a ditadura militar e suas formas de acobertar os fatos da sociedade tente agora colocar panos quentes numa denúncia referente ao seu governo. Cabe a nós, cidadãos conscientes, exigir a apuração minunciosa das denúncias e a punição para os envolvidos.

slbnow
17/02/2004, 21:19:53
Hummm Legal esse tópico. Infelizmente não tenho tempo para escrever muito. :(

O que acho é o seguinte:

Para chegar ao poder são necessárias alianças. Sem isso não há possibilidade alguma. Alianças, na maioria das vezes, envolvem partidos com diferentes interesses. Certa hora, esses interesses devem ser assimilados pelo governo, de outra maneira, não há como continuar governando. Este sistema é assim. Não há messias que faça isso mudar. Não me entenda de maneira errada, compartilho com sua opinião, mas o esquema é esse.

[.-= N!troU$ =-.]
17/02/2004, 21:25:52
Uma coisa que ninguem entendeu eh que o Brasil cresceu, em dinheiro para o LULA !!! :D

Daqui a pouco vo tem q criar uma campanha !!!

"Não deixe o Lula gastar o teu dinheiro, mas se ele gastar, pau nele, e vá direto para o Bangu 2" :D :D

slbnow
17/02/2004, 21:29:57
']Uma coisa que ninguem entendeu eh que o Brasil cresceu, em dinheiro para o LULA !!! :D

Daqui a pouco vo tem q criar uma campanha !!!

"Não deixe o Lula gastar o teu dinheiro, mas se ele gastar, pau nele, e vá direto para o Bangu 2" :D :D

É um tanto quanto parcial esse seu post. Explique seu ponto de vista. Meter pau todo mundo mete. Quero ver você explicar. :icon14:

lobO
17/02/2004, 21:53:39
Errado slbnow, pessoas com dificuldade de ereção não conseguem meter o pau.

PHiN
17/02/2004, 22:16:48
Para chegar ao poder são necessárias alianças. Sem isso não há possibilidade alguma. Alianças, na maioria das vezes, envolvem partidos com diferentes interesses. Certa hora, esses interesses devem ser assimilados pelo governo, de outra maneira, não há como continuar governando. Este sistema é assim. Não há messias que faça isso mudar. Não me entenda de maneira errada, compartilho com sua opinião, mas o esquema é esse.

Concordo plenamente... você sabe disso, eu sei disso, provavelmente o Macbeth, a maioria do pessoal do JoL e outros milhares de brasileiros tb esperavam isso....

Mas não sei se os milhões de brasileiros que votaram no Lula como uma última tentativa desesperada de mudança sabiam disso. É isso que acho que foi o ponto chave na eleição de Lula. Ele aceitou e conseqüentemente se beneficiou dessa imagem de Messias da classe trabalhadora para (finalmente) ganhar as eleições...
O povo ficou em estado de graça com o resultado, ele botou na cabeça das pessoas tanta idéia de mudança que logicamente seriam impossíveis de serem realizadas (ao menos na íntegra).

O resultado sai agora... decepção popular, manobras políticas um tanto incoerentes para a postura adotada pré-eleição, um monte de "poréns", "vejam lá...", "não é bem assim..."
Eu sei que não é bem assim. Mas metade dos eleitores dele não sabem que "não seria bem assim"

Acredito que alguns daqui chegaram a ver a matéria sobre o governo Lula que saiu na Veja dessa semana...
Trata basicamente da queda de popularidade do presidente e de sua mania tola de se expor demais nos discursos, com um monte de improvisos desnecessários...

http://veja.abril.uol.com.br/180204/imagens/brasil9.gif
http://veja.abril.uol.com.br/180204/imagens/brasil10.gif
http://veja.abril.uol.com.br/180204/imagens/brasil15.gif
http://veja.abril.uol.com.br/180204/imagens/brasil14.gif

Alguns dos indicadores ainda estão relativamente altos. Uma taxa de aprovação de 65% não é ruim. Muitos governantes por aí tem taxas bem inferiores... Mais ou menos metade dos britânicos querem a cabeça de Tony Blair na estante da sala, mas ele continua lá, mandando no país.
Mas o problema são as comparações com os índices dos anos anteriores, estão todos em decadência...
Realmente, é o fim da Lula de Mel que o país viva..

Nao acredito que o desempenho de Lula esteja ruim... Lógico que algumas de suas promessas-chave não decolaram ainda, mas ele tem tido bons resultados no plano econômico, não tá baixando a cabeça pros EUA na hora de negociar, tá levando pra frente aquela boa idéia de unir todos os países emergentes para ter um maior poder na hora de discutir na OMC e com o G8

Pra mim, tem sido um governo regular. Fez coisas boas, fez uma ou outra cagada, tá indo na média brasileira... O problema era a expectativa que o povo fazia desses 4 anos, e que até o momento tem ido por água abaixo... :/

Macbeth
18/02/2004, 20:28:54
A razão está com o Phin quando ele escreve que o Lula foi eleito como o "Messias da classe trabalhadora". Ele acertou bastante nesse ano de governo: a questão das discussões da tal da alca (me recuso a escrever com letra maiúscula), o fichamento dos americanos e tal. Mas ele fez burrada DEMAIS da conta: o ministério, o Dirceu mandando em tudo (o pessoal aqui, e acho que em todo o Brasil, diz que tem dois presidentes!!!), a conivência com os desmandos do partido (ele apoiava a degola dos "radicais"). Vem aí a tal da reforma universitária, o motivo pelo qual o Cristovam Buarque foi despedido. A desculpa foi que ele queria fazer uma reforma com uma pessoa sem vinculo acadêmico. Porra, quem mais vai saber dos problemas das universidades do que uma pessoa que passou boa parte da vida lá dentro? Ou será que o objetivo da reforma não é resolver os problemas do meio acadêmico? Fica aqui a pergunta no ar.

LyonBr
22/02/2004, 11:27:16
No meu ponto de vista, o governo Lula não vem sendo de todo mal, vem fazendo cagadas e vem acertando, como todo governo é, não importa o partido ou o político. Entretanto o problema está no que o Lula falou no "pré-eleição", e que, como todos os outros políticos, não cumpriu ainda ou não vai cumprir.
Eu acho que seja totalmente óbvio para todos que os políticos não tem o costume de cumprir suas promessas, as vezes por terem outras prioridades, ou por terem mentido mesmo em suas campanhas.Porém, eu acho um pouco cedo para falar tão mal do governo, já que ainda tem anos pela frente, para ele provar pra que veio. Concordo que se a coisa continuar como está, não vai muito pra frente mesmo, eu acho que mesmo que um partido tenha que fazer alianças para poder se projetar, isso não quer dizer que tenha que concordar com as idéias do outro partido.A aliança é mais uma estratégia para o governo se firmar, do que a união de idéias em comum, pois todos nós sabemos as diferenças do modo de pensar (não de agir) do PT em relação ao modo de pensar do PMDB.
Eu acho que meter o pau é muito fácil, o dificíl seria explicar o motivo da raiva. O Lula entrou de uma forma diferente no governo, talvez única, por ser um trabalhador a assumir o poder maximo brasileiro.Ele pegou um governo que estava numa crise finaceira, um governo que ja durava 8 anos, pegou o dólar nas alturas, o risco-brasil nas alturas, e teve que começar a tomar posturas em relação a isso, para depois pensar nas suas propostas eleitorais.
Assim, eu acho cedo demais para julgar o governo, que ainda tem muito tempo pela frente.O Lula tem que primeiro organizar o seu governo, para depois organizar o Brasil.

PS: Quais as propostas da reforma universitária( eu não sei direito )?

slbnow
22/02/2004, 16:05:36
Concordo que se a coisa continuar como está, não vai muito pra frente mesmo, eu acho que mesmo que um partido tenha que fazer alianças para poder se projetar, isso não quer dizer que tenha que concordar com as idéias do outro partido.A aliança é mais uma estratégia para o governo se firmar, do que a união de idéias em comum, pois todos nós sabemos as diferenças do modo de pensar (não de agir) do PT em relação ao modo de pensar do PMDB.

Não concordo não. O PMDB não entrou no governo simplesmente para observar. É bastante claro que em uma aliança os dois lados tem que ceder, de outro modo, não há aliança alguma.

LyonBr
22/02/2004, 18:16:06
Concordo com voce sobre o PMDB nao ter entrado no governo pra observar, foi por isso que eu coloquei aqueles paretenteses, eu disse que eles tem pensamentos diferentes, mas estão agindo juntos.Eu ainda acho que o governo fez essa aliança não por ter idéias em comum com o PMDB, e sim por ter que se firmar.

slbnow
22/02/2004, 20:31:22
Que o governo (PT) não fez aliança por idéias comuns, não fez mesmo. Eu nem disse isso. O que acontece, é que é inevitável que o lado ideológico de cada um dos partidos aliados tenha que ser levado em conta nesses acordos. O governo fez alianças para poder aprovar tudo que precisa ser aprovado, mas tem que ceder espaço tanto para parlamentares do PMDB, quanto para seus projetos, de outra maneira a aliança não faria sentido.

Jango-EX
22/02/2004, 21:08:49
Os governos não atingem seu esplendor máximo por causa das malditas alianças.

"Sozinho" o Lula perdeu duas eleições, na terceira perdeu com o Brizola (que, hoje em dia, só faz oposição, no melhor estilo Hay gobierno? Se hay, soy contra!), e na quarta fez uma cruzada de alianças, e assim, só assim, obteve sucesso. Atingindo mais do que o um terço dos votos que ele sempre teve. Ia pro segundo turno, e os dois terços que sobravam votavam contra ele...

Muitas de suas ideologias e, consequentemente, planos de realizações no governo, foram e são anuladas devido às concessões que ele teve de fazer devido às benditas alianças que o elegeram...

As alianças, as reuniões e as associações só servem pra tirar as vantagens da individualidade sem adicionar vantagem alguma da coletividade.

Macbeth
22/02/2004, 22:06:58
Eu acho que meter o pau é muito fácil, o dificíl seria explicar o motivo da raiva. O Lula entrou de uma forma diferente no governo, talvez única, por ser um trabalhador a assumir o poder maximo brasileiro.Ele pegou um governo que estava numa crise finaceira, um governo que ja durava 8 anos, pegou o dólar nas alturas, o risco-brasil nas alturas, e teve que começar a tomar posturas em relação a isso, para depois pensar nas suas propostas eleitorais.

Se eu não me engano, foi a professora Cleide Bernal, aqui da economia da UFC, que disse que votara no Lula para ele mudar o que vinha acontecendo e não para ele aprimorar os feitos do ex-presidente. Essa é a grande crítica, esse é o motivo da raiva: até agora, depois de um ano de poder, o Lula nem mudou nem dá sinal algum de mudança. Continua com os mesmos projetos e mecanismos do governo anterior. Quanto às suas propostas eleitoreiras, eu nem lembro-as mais, de tão esquecidas que elas estão em uma gaveta qualquer por aí. Um dos maiores pecados do Lula foi porque ele criou uma imagem de transparência e de credibilidade tão grandes que agora ele não consegue atingir as expectativas. Onde já se viu o Lula compactuar com corrupção da forma que está fazendo agora? Sim, porque corpo mole também é cumplicidade! Porque ele não veio a público ainda expressar sua decepção com o fato desse Waldomiro Diniz? Fica só nessa de passar a batata-quente para o congresso. São esses os problemas que fazem o Lula engasgar na garganta de todos nós, assim como engasgou o Sarney, FHC, Collor ...

p.s.: Dizem que um dos pontos da reforma universitária é a privatização das federais, mas ainda não li nada a respeito.

Rommel
22/02/2004, 23:08:07
Sobre reforma universitária, o que é dito por aí:

Cobrança de "mensalidade" dos graduados que ganhem mais do que R$2.000,00 por mês, algo em torno de R$700,00 a R$1.200,00 anuais.

Aumento da porcentagem dos impostos destinadas a educação de 18 para 25%.

Discussões sobre o tão falado novo sistema de avaliação das universidades...

Autonomia das IFES(Instituições Federais de Ensino Superior), ou seja, a liberdade para poder tomar decisões sobre a administração da instituição sem ter que pedir o aval do MEC até "pra ir ao banheiro", etc, o que gera uma burocracia tremenda... Essa autonomia é garantida na Constituição, mas não é exercida.

Hoje em dia, são as IFES que pagam o salário dos inativos. Há propostas de se retirar o peso de administrar o pagamento dos inativos das IFES e transferi-lo para o Governo Federal. Retirar não apenas o peso, mas também o dinheiro para tal fim, logicamente. Mas isso já alivia as IFES de uma responsabilidade.

Financiamento externo para as IFES, hoje feito através de Fundações, graças a "brechas" na legislação que permitiram esse mecanismo. Como agora é tarde para voltar atrás, já que em muitas universidades as fundações têm papel central quando se trata de pesquisa, renovação de infra-estrutura e outros pontos. O jeito agora é clarear a lesgilação no que diz respeito à isso.

Reserva de vagas de universidades particulares em troca de corte nos impostos.

As famosas cotas para as "etnias desfavorecidas pela história", que chegariam a "comer" metade das vagas segundo alguns boatos.

E muitas outras coisas, é claro... Mas que não são muito noticiadas... O que está nessa lista foi em sua maioria inspirado por uma reportagem especial do site Unaberta (http://www.unaberta.ufsc.br), dos estudantes de Jornalismo da UFSC.

Link pro especial sobre Reforma Universitária (http://www.unaberta.ufsc.br/reportagem.php?id=8540)

PHiN
23/02/2004, 4:27:18
É, cheguei a ver algumas coisas sobre essa tal Reforma...

Uma coisa que eu sou totalmente contra é esse sistema de cotas. Acho que qualquer um que saiba mesmo as causas do problema tb concorda comigo. Não tem como vc resolver uma desigualdade criando outra, vc tá só tapando o sol com a peneira, o profissional que sair formado da faculdade (se sair), vai ser muito inferior, não rola isso... Ele estaria só tomando lugar de gente competente que merecia estar lá muito mais que ele...

Não existe universidade "gratuita"... todo mundo paga por ela, na forma de impostos. O problema é que a grana desses impostos vai pra tudo quanto é canto, menos pra universidade :rolleyes:

Sobre a cobrança de mensalidade... Eu não me importaria de pagar, desde que a parte que seria destinada à educação fosse descontada do meu imposto.
Aliás, acho que seria muito melhor. Se eu pagasse diretamente pra faculdade, eu teria muito mais certeza de que a grana iria ficar na faculdade do que se eu pagasse pro governo! Mas o que eu não quero é pagar minha "mensalidade" dobrada! Aí é palhaçada...

E sobre as vagas para universidades particulares... A maioria dessas Universidades tem esquema de bolsa pra alunos carentes, não tem? Se o cara for bom e não puder pagar, eles dão bolsa parcial/integral, ou o cara paga o que falta com serviços e pesquisas pra instituição. E pra quê precisaria destinar uma certa parcela pra esse pessoal que ja tem condições de estar la dentro, se fosse preparado?

Haha, fugi só um pouquiiiiinho do assunto do tópico :D

Macbeth
23/02/2004, 10:47:26
Só acompanhando o fio da meada, vamos falar algumas coisas sobre as cotas. Não dá para resolver um problema pela parte de cima. Tem que começar com as bases. É o mesmo que começar uma casa pelo telhado, pegar um cara que nunca viu um computador e dar aulas avançadas de programação e linguagem Java! Para resolver o problema da educação, o ideal é começar do ensino fundamental e médio. Como é que um cara que estudou a vida toda na escola particular passa no vest e um aluno de escola pública não passa? É simples: o professor de escola particular ganha cerca de R$8,00 a hora/aula. O professor de escola pública ganha, no máximo, R$4,50. Dá para imaginar a satisfação ao se descabelar com uma sala de aula para ganhar R$4,50? Outra coisa: os professores das escolas públicas, salvo algumas exceções, são mal qualificados e sem jeito algum de dar aula. Alguns estão no emprego por causa de Q.I. ( Quem Indica).
Quanto às cotas, é facil pensar em um motivo contrário a elas: mesmo que não haja o preconceito inerente a esse tipo de favorecimento, como é que um cara que nunca viu a notação " Z = a + bi " ou que não conhece as fórmulas de MHS vai aprender Cáuculo I, II, III e por aí vai? Em se tratando de uma faculdade séria, ele não vai sair nunca do 1º semestre.

PHiN
25/02/2004, 21:36:58
Haha, vejam só que interessante o que eu recebi por e-mail hoje...

www.phin.hpg.com.br/clip_image008.jpg
www.phin.hpg.com.br/clip_image010.jpg
www.phin.hpg.com.br/clip_image012.jpg
www.phin.hpg.com.br/clip_image014.jpg
www.phin.hpg.com.br/clip_image016.jpg

Essas são supostas fotos do novo Air Bus do Lula. Não sei se é verdade isso e, pra ser sincero, nem me importo muito.

Essas fotos vieram acompanhadas de um texto bem indignado, falando que "quem nunca comeu melado, quando come se lambuza", que o Lula está desonrando a classe trabalhadora, que enquanto a população passa fome ele gasta 56 milhões com um avião novo, coisas do tipo...

Isso só reforça o que eu disse no primeiro post, a população perdeu o encanto com o presidente, e já tem críticas e especulações a respeito dele dignas dos mandatos de FHC...

Rommel
26/02/2004, 11:39:25
Eu apóio a compra do Airbus ACJ. Ridículo ia ser continuar confiando no Sucatão (que é de 1958) ou ficar amarrado a vôos fretados da TAM.

Agora, imagens oficias do avião, que eu tenha visto, só no site do próprio:
http://www.corporate-jetliner.com/home.html

Flash bonitinho, mas navegabilidade ruim, na minha opinião.

PHiN
28/02/2004, 1:10:52
Realmente era ridículo, tinha aeroportos internacionais por aí que o Sucatão não era nem autorizado a pousar... :rolleyes:

Gandalf
30/04/2004, 22:51:10
Concordo também com a compra do novo Airbus, e pra os que falam que o novo avião deveria ser da Embraer, bom, existe uma razão bem simples, autonomia de vôo. O Airbus consegue ir até a Europa sem escalas, o avião com maior alcance da Embraer consegue ir até o México, algo assim. E realmente era um absurdo ficar voando naquela coisa antiga, ou, fretando vôos da TAM, ainda que, fosse mais barato alugar um avião por 30 anos, do que comprar o Airbus, esse é propriedade da União, e esta, faz o que quiser com o avião :)