PDA

Ir para Versão Original : Federação

Melkor
19/05/2002, 4:55:00
Andei pensando na opinião aqui colocada por Freds e, como sempre, pensei bastante, analisei e me revoltei com sua colocação em relação aos investimentos que deveriam ser feitos com o dinheiro arrecadado de cada região. Ex: o capital adquirido com os impostos do Sul, não poderiam ser investidos numa solução para o nordeste.
Achei estranha a sua imposição e revolta por este seguimento do Brasil, não tenho nada contra nenhum estado brasileiro, acho que todos devem ser tratados igualmente sem restrições. O real caso, é que na atualidade, os recursos que são mandados para o nordeste, são desviados para outros locais inclusive os bolsos de muitos corruptos.
Em se tratando de um novo sistema, onde há justiça, deveríamos analisar, caso fosse feito da tua maneira, que estamos dentro de um estado federativo, estou um pouco cansado das visões que a imprensa coloca em relação a palavra federação, então resolvi procurar no dicionário para não me deixar qualquer dúvida sobre o vocábulo, e estava lá:

Federação - s.f. (lat. foederatio). 1. União política entre Estados soberanos. 2. Organização política das unidades geográficas de um país.

Havia uma 3º designação para a palavra, mas que não vem ao caso, então, analisando a definição e sabendo que o Brasil é um estado federativo constituído de vários "sub-estados", venho a perguntar: Por que não poderíamos dividir as riquezas de um montante adquirido com sub-estados menos desenvolvidos? Será que o ESTADO não poderia fazer isso sem a intervenção ou até ajuda dos "sub-estados" ? Creio que sim, e é nesse ponto onde eu gostaria de deixar esclarecido que um governo federal, onde há interesse de se resolver os problemas e ajudar a desenvolver locais de miséria e sub-desenvolvimento (em relação aos outros).
Se não há relação de cooperação entre estados de um mesmo governo, então não existe federação. Mas penso eu, que você Freds, aceite de forma muito tranqüila que os recursos obtidos aí em seu estado seja todo distribuído de maneira igualitária com as cidades, não é mesmo? Se for assim, você se contradiz... Pois se uma cidade grande como Porto Alegre recolhe muito mais imposto do que aquela cidadezinha do interior, que por acaso está passando por uma seca (por exemplo) o capital não poderia ser aplicado nessa cidade só por que ela não consegue recolher capital suficiente para acabar com a seca?
Deixo esta colocação no ar e espero que você se situe em relação a esse tipo de opinião do nosso colega. Mas espero também que haja um melhor entendimento e que esse “erro” não seja cometido novamente... Espero que os visitantes do fórum coloquem suas idéias, e que o Freds seja mais específico em suas colocações.

PHiN
19/05/2002, 14:21:00
mmm, discussões... :p

eu acho q eh em parte injusto com os estados desenvolvidos q eles trabalhem, trabalhem e trabalhem para q o capital gerado por eles seja investido em estados q nao produzem, ou produzem bem menos...

mas se os lucros desses estados soh fossem investidos neles mesmos, teríamos um problema: os estados ricos iam ficar mais ricos, e os estados pobres iam ficar cada vez mais pobres...

se o Nordeste ja está assim com a "nossa ajuda", imagine sem ela...

FAKER
19/05/2002, 14:53:00
Serah q a 'nossa ajuda' chega
ateh eles???

PHiN
19/05/2002, 15:15:00
bom, no bolso da Roseana chegow...

Melkor
19/05/2002, 17:20:00
bom, o FAKER chegou no ponto q eu queria q alguém chegasse...
o problema do nordeste eh "só" e "apenas" CORRUPÇÃO!!!!

PHiN
19/05/2002, 22:26:00
huahauhaua, separar esses estados ia ser no minimo... curioso!

bom, entao podia fazer assim, soh mandava pros outros estados oq sobrasse depois de atender as necessidades basicas da população desse estado, se sobrasse...

mas eh complicado todos os paises do mundo tem sua parte mais desenvolvida e sua mais "atrasada"... o max q podemos fazer eh tentar igualar esses extremos o maximo possivel

o Brasil eh um pais mto grande... grande demais...
e o brasil eh um dos poukos paises q conseguiriam sobreviver "sozinhos", a gente tem basicamente td q precisa dentro do nosso territorio....

td bem Freds, separar o Sul+SP em um novo país, pq o Nordeste eh mesmo um caso sem solução, ja fizeram tanta merda por la q vai ser mtooo dificil conseguir algo de lá...
mas uma região como a Amazônia, por ex, eu acho q eh extremamente mal utilizada e desperdiçada... podíamos fazer melhor uso dela...

entao, o unico prob mesmo sao os governantes, q se importam mais com eles proprios do q com o bem do pais e de seus habitantes

FAKER
20/05/2002, 3:05:00
Freds, entendo seu ponto de vista,
eh dificil vc ver o governo tirando
dinheiro do seu estado com o objetivo
d ajudar estados mais pobres, mesmo
sabendo q esse dinheiro nunca chega
ao seu destino...
Mas separar o Brasil, dividindo estados
ricos e os mais pobres, naum acho
q seja solucao.
Ninguem pode negar, q Sao Paulo por
exemplo, eh o estado com mais recursos
do pais.
Mas vc naum pode esquecer q grande
parte desse merito eh dos nordestinos,
q vieram d seus estados para ca, e
trabalharam e trabalham duro para
ajudar no progresso desses estados.
Acho q isolar eles, seria punir um
povo q eh taum brasileiro quanto os
q moram no sul.
O governo sim, deveria ser questionado
pelos estados mais ricos, a dizer o
q faz com o dinheiro...

PHiN
20/05/2002, 23:50:00
mmmm, tenho a impressão d q isso ainda vai dar boas discussões... :D

bom, eh normal q nos paises grandes vc encontre regioes mais desenvolvidas do q outras, e os habitantes dessas regioes mais ricas se sintam "explorados"...

eu tb acho q o Norte e o Nordeste "atrasam" o Brasil... acho q se fizesse um país com o Centro-Sul já ia ser ótimo, pq vc pode nao achar, mas os estados da região central tb possuem mtos recursos q deveriam ser melhor aproveitados....

eu sei q oq realmente move o país sao os estados de SP e do sul, mas estados como MG, MS tb nao devem ser menosprezados... (por falar nisso nao conheço nenhum mineiro nesse forum...)
O Rio eu nao sei, pq odeio cariocas, nem vou falar nd...

mas bom, se um dia quisessem separar esses estados do Brasil., nao ia ter nd contra...

Melkor
21/05/2002, 4:53:00
Bom, vamos ver se eu consigo colocar minhas idéias aki...
Vamos lá....
Bao Freds, inicialmente, tua idéia de separatismo pode ATÉ ser bem aceita por seus conterrâneos... mas, posteriormente, poderia haver um movimento anti separatista... por mais maluco q seja, eu sei disso, pq eu SINTO isso..
olha soh o meu caso:
moro no ES, tah, e daí? (tu pensa) essa merreca de estado, o menor da região sudeste q num dah nada...
daí eu te digo: o PIB do ES eh MUITO maior q MUITO estado nordestino, claro, perde para estados grandes, mas aki, agente gera MUITO mais grana q estados de lá de cima...
daí tu pensa: sim, e daí?
bao.. por causa da SECA de LAH, agente recebe menos do governo federal do q muito estadinho nordestino... (eu presenciei os deputados estaduais revoltados com isso...)
dae tu diz: PUtz!!! Tu naum fica com raiva?
cara..
o ES tem uma das melhores qualidades de vida do Brasil... aki eu NUNCA fui assaltado!!!! Cara.. tu anda em Vitória e pensa que tá em outro país!!! As praias capixabas são consideradas as mais limpas do Brasil!!!! Enquanto lá da Bahia FEDEM!!!! Cara... a água aki é MUITO BOA! Temos portos que escoam toda a produção mineira! Temos a Vale do Rio Doce com a produção de pelotas, a Samarco, a Aracruz (maior do mundo em produção de celulose, a fábrica tá em expansão, o presidente vai vir aki pra inaugurar ela..
falta alguma coisa?
naum...
sinceramente? isso é resultado de uma boa administração...
os funcionários do governo tão com os salários em dia, naum tem greve em nenhum setor da área pública...
então, se falta alguma coisa em algum lugar, só pode ser oq? Má administração...
Cara.. não importa a "gradesa".. num quero q isso aki fique com 10 milhões de habitantes..
seria um inferno!! pobre pra td quanto eh lado!
quero q continue do jeito q tá..
3 milhões dividos nas cidades.. 1 milhão e meio na área metropolitana (acho q já são 2...) e o povo com muita qualidade de vida..
pra q q eu vo reclamar? só anta mesmo..
vão abrir mais 2 shoppings, o aeroporto tá fazendo expansão, e vai começar a fazer vôos internacionais... enfim, aki é interior misturado com metrópole...
oq é o resultado dessa micelânea? qualidade de vida...
te garanto que isso aki mudou muito desde a última vez q tu passou por aki..
e olha soh..
já fui a SP, RJ e DF..
qual foi oq mais me impressionou? DF... parece bastante com o ES pq lá tem qualidade de vida..
RJ? Akilo é um inferno!!!! SP? Caos metropolitano.. nunca vo morar lah.. (me desculpem os paulistas...) quer separar pra ficar com as indústrias? tá.. fica com as indústrias eo PCC, os ladrões e a violência de SP..
te garanto..
naum dou nada pra SP...
se for o caso, separem o ES do Brasil... não vai fazer falta pro Brasil (como vcs dizem) e pra gente, não vai fazer falta em nada...
mas como já disse antes:
NÃO CONCORDO COM SEPARATISMO!!!!!
putz.. FODA-SE que os nordestinos SUGUEM nosso dinheiro, mas não eh separando que vamos resolver o problema...
pq tenho vontade de resolver o problema? pq eu AMO O BRASIL, apesar do Diego Mainardi naum amar..
auhhuahuahuaua (essa foi pra quem lê a Veja...)
e bem, naum quero ver ele todo separado...
ver essa forma q eu por tanto tempo me acostumei a idolatrar, ser dividos por alguns interesses elitistas...
sinceramente?
vão arrumar oq fazer!!! :icon13:

PHiN
21/05/2002, 15:53:00
bom....

a opinião de cada um é diferente, não vou tentar mudar sua opinião, mas vou escrever o q eu acho.

eu AMO São Paulo, não trocaria a vida aki em SP por nenhum lugar do mundo...
adoro esse caos metropolitano, viver rodeado de gente, prédios, barulho, movimento...
foi assim q eu fui criado, foi assim q me acostumei e é assim q eu gosto...

adoro voltar da balada sabado, às 5 e meia da manhã e poder parar no McDonalds 24 horas e pedir um numero 2, e na saída parar na Blockbuster 24 horas e pegar um filminho pra assistir de tarde, com a grana q acabei de tirar do caixa eletronico...
adoro a modernidade, adoro td q eh novo, atual, e SP eh bem isso, não pára nunca, odeio as coisas estagnadas, quando fui pra Fortaleza e chegava a tarde eu perguntava: "qq a gente faz?" o pessoal: "ah, sei la..." me dava uma raiva...

nd contra as pessoas de la nem nada, mas odeio ficar parado, e o unico lugar em q eu sinto q há milhares d possibilidades do q fazer eh aki em SP... nunca fui no RS (apesar da gauchinha da minha classe falar q gostow mais de SP) e nem no ES, entao minha opiniao pode ateh mudar um dia, mas nao sei....

mas voltando ao assunto...
realmente eh um pensamento elitista...
mas meu, eh a sua vida, vc poderia estar com uma qualidade de vida ainda maior, as escolas da sua cidade poderiam ser ainda melhores, as taxas de mortalidade infantil da sua cidade poderiam ser menores, a taxa de violencia poderia ser menor, a taxa de analfabetismo podia ser ainda menor, tudo na sua vida poderia se um pouco melhor se os recursos do governo do SEU estado não fossem drenados para sustentar necessidades DOS OUTROS...

bom, eh algo pra se pensar.....

Melkor
22/05/2002, 5:03:00
bom PHIN, não quis criticar SP, aliás, tudo isso q tu faz aí, dah pra fazer aki tb.. :D
e tipo, em relação a esse "caos" q tu tah falando, eu naum gosto.. sei lah..nasci num lugar tranquilo e num lugar tranquilo q vou querer morrer.. mas nada q me faça me mudar por algum período da minha vida para algo mais movimentado, afinal, na minha rua q soh tinha bloquete, agora tah asfaltado e na esquina tacaram um semáforo.. q q eu achei? ODIEI!!! asfalto eh uma merda! mas fazer oq? posso impedir o desenvolvimento? naum... sou apenas um... e existem outros q se beneficiaram com o asfalto.. então não posso reclamar...
mas, afinal, posso dizer o seguinte em relação ao o quanto meu estado poderia estar melhor com o dinheiro q vai para o nordeste: se aki naum está tão bom quanto poderia estar, LÁ, não está TÃO ruim quanto poderia estar TAMBÉM!
então, nem q seja o mínimo, lá melhorou um pouqinho.... ajudou? naum sei como, nem sei ao certo onde, mas se ajudou, jah foi bom...

PHiN
22/05/2002, 19:33:00
hahah, eu sei q vc nao quis criticar sampa nem nada, soh quis dizer q oq pra vc eh um caos, pra mim eh otimu, huhuuhuh :D :D :D

e bom, eh verdade q com os nossos "incentivos", o nordeste esta menos ruim do q poderia estar...

mas eu penso assim:
ao inves de vc dar comida pro cara, ensina ele a plantar...
ao inves de dar agua pra ele, ensina ele a fazer um poço...
então, ao inves de dar dinheiro pra ele, ensina ele a ganhar dinheiro...

o governo nao devia tirar nosso dinheiro e dar pra eles, pq isso eh soluçao de curto prazo, daki a umas semanas ele vai precisar de mais dinheiro, eles deviam pegar e ensinar os caras algumas atividades basicas, gerar empregos com obras publicas, atrair investimentos, sei la... fazer algo definitivo, nao essa enrolação...

soh nao venha cortar salarios dos meus professores pra "salvar" os nordestinos da fome...

FAKER
22/05/2002, 21:55:00
PHIN, na teoria o dinheiro tirado
d cada estado naum vai diretamente
para as pessoas, ele eh usado em
programas q visam justamente a
capacitar essas pessoas a se
manterem.
Claro q isso na pratica naum acontece...
A questao eh?
Como ganhar dinheiro?
Eles vivem na sua maioria d artesanato,
plantacoes e d mao-de-obra.
Eles vao vender seus trabalhos pra quem???
A ideia eh isolar eles!!!
Outra coisa, naum entendi porque vc odeia
o Rio, tudo q vc faz em Sao Paulo eu faco
no Rio, os problemas sao os mesmos, soh
muda o sotaque...
Kara, naum deixe q a opiniao da midia em
relacao a rivalidade burra q existe
entre Rio e Sao Paulo, influencie na
sua opiniao.
O Rio naum eh soh morro, funk, violencia
e rival d Sao Paulo.
Sou carioca, e sinceramente, naum vejo
motivo pra vc me odiar...
Antes d tudo somos brasileiros.

PHiN
22/05/2002, 22:48:00
xi meu, a midia nao me influencia nada pq nem TV aberta eu assisto, soh boto na Globo as vezes pra ver futebol, soh assisto canais da TVA, tipo de seriados, filmes, Discovery Channel :D e ESPN

dexa esse papo de povos pra la....

Melkor
23/05/2002, 4:41:00
É.. esse lance de ficar discutindo sobre o lance de se carioca eh isso, baiano eh akilo... nordestino eh akilo outro.. num vale a pena..
como disse o Faker: antes de td, somos brasileiros...
eh claro! e é isso q tem q existir!
Quando eu fui a um encontro de estagiários da ABB(empresa q eu trabalhei) do Brasil, tinha carioca, paulista, mineiro, nós(capixabas) e o povo do Sul (pra mim era td gaúcho...), daí, oq aconteceu? agente(capixaba) conversava com os cariocas, q naum conversavam com os paulistas, q tinham raiva dos gaúchos q eram metidos e naum conversavam com ninguém... no fim das contas, os gaúchos sairam como metidos, os paulistas gente fina, o cariocas tb gente fina e os mineiros naum sairam do buraco!!!! meu... agente conversava com todo mundo!!! só eles (entre si) q ficaram criando "guerrinhas" ... e os gaúchos naum queriam conversar com ninguém!!!! e olha q tinha uns 10!!!!! putz!!! eles soh sairam perdendo.. na boa...
agora, voltanto ao assunto: o grande problema é o governante q agente coloca pra presidente.. se ele for uma merda, nunca q o nordeste vai se arrumar...
cruz credo! a Rita q mata é vice do Serra! AGORA Q EU NUM VOTO!!!

Melkor
25/05/2002, 20:31:00
então vamos lah..
tipo, tu acha q eu queria separar o ES do Brasil, correto? naum quero, jah disse isso lah em cima...
outra: vcs no G9????? HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAH
UAHUHUAHUAHUAHUAHUHAUHAUHUAHUAHUAHUAHUHAUHUAHUAHUA HUAHUAHUHAUHAUHAUHUAHUA
TEM Q RIR MUITO!!!!!!!
tu acha q o Brasil ATUALMENTE eh importante por causa de q? população? UHAHUAHUHUHUAHUAHUAHUAHUA
meu, mais q vc ache q a amzônia e o Nordeste sejam uma merda, eles são ESTRATÉGICAMENTE as áreas mais importantes no mundo atual...
pq? 1-o nordeste tem a local q fica mais perto do continete africano e da Europa, tanto eh, q na segunda guerra mundial, foi utilizado como base pelos americanos.. então, perder isso, eh RIDÍCULO! Segundo: quer se separar? Separa.. mas se prepara pra comprar água da amazônia daki a alguns anos..
se esqueceu q o Brasil eh o país q tem o maior volume de água doce do planeta? se esqueceu,bom to te pembrando..
e tipo...
G9? HUAUHAHUAHUAHUUHAHUAHUHUAHUAHUHUAUHAHUAHUAHUA
a Índia e o pakistão são capazes de entrarem BEM antes de vcs...
HUAHUAHUAHUHAUHUAHUAHUAHUAHUHUAHUA
isso eh piada...

EDIT: Quebrei tua risada em 2 pq "zuou" com o forum

[ 26-05-2002: Mensagem editada por: Freds ]

PHiN
25/05/2002, 21:11:00
hihihi, "G9"s a parte, vou escrever minha opinião...

acredito SIM q as regiões Norte e Nordeste atrasam o desenvolvimento dos estados das outras regiões, pq a grana q devia ser investida aki eh "doada" pra la...

mas nao sei se a separação seria o ideal, pq como eu ja disse, o Brasil eh um dos poucos (senão o único) paises do mundo q, se vc fechasse uma cúpula em volta dele, isolando-o do resto do mundo, sobreviveria numa boa...
pq no territorio do Brasil vc tem de tudo... literalmente de tudo. Do caos metropolitano de São Paulo, uma das maiores e mais desenvolvidas cidades do mundo à beleza da Floresta Amazonica, um dos ultimos refugios ecologicos do mundo...

ja disse tb q a Amazonia poderia ainda nos dar mtos lucros, se fosse bem aproveitada...., eh uma regiao com grande potencial...

O Nordeste eu ja nao digo isso, pq pra mim, "ja deu oq tinha q dar"... sua importancia acabou alguns anos depois da independencia, heheh e acho dificil akele canto ter salvação....

mas bem, vamos pensar politicamente agora...

Freds, vc acha mesmo q o "Brasil" ia manter relações com a "republica sulista"?? (xqueci o nome q vc tinha dado, heheheh)
se EU fosse presidente do Brasil, nao ia tolerar tal "traição"... ia vender pra qq um, menos pra "nós", e comprar de qq um, menos de "nós"

sem contar q ia pegar moh mal internacionalmente essa divisão, nunca aconteceria... ia ter mta retaliação..

seria literalmente o começo do fim...

hahaha Melkor, comprar agua da amazonia, rlzzz :D

mas tipo, daki a uns seculos vai acabar a agua mesmo, nao vai ser somente um problema enfrentado pelos '4 estados do sul", mas pelo mundo todo... menos pelos indiozinhus... :D

e bem, a india pode chegar ao G9, se nao for explodida pelo paquistao... :rolleyes:

FAKER
25/05/2002, 22:06:00
Freds, interessante o seu mapa,
soh q, naum entendi porque vc
incluiu SP em sua republica...
Vc acha mesmo q SP depende do
RS para ser um pais???
Sao Paulo por si soh, jah eh um
pais, eh o centro financeiro mais
importante do Brasil, lah estam as
principais empresas, tem uma grande
variedade de culturas, soh pra vc
ter uma ideia, se um banco, por
exemplo, fosse privatizado no seu
estado, o negocio seria feito em
Sao Paulo.
O pais idealizado por vc, naum seria
diferente do que eh SP hoje.
SP vive sem RS, mais RS naum vive sem
SP.
O seu pais naum seria uma potencia,
pois, esta na America Latina e isso
eh sinonimo d pobreza para quem tah
na europa ou nos Estados Unidos.
As grandes potencias, queira ou naum,
sao feitas com investimentos d fora.

Melkor
26/05/2002, 2:02:00
Bao..
vamo lah...
PHIN:
Tu disse q o nordeste suga o dinheiro e que akilo naum tem solução.. bem... isso eh oq PENSA a área política dali, mas tu acha q alguém declara isso? Naum.. eles dizem q tem solução e tal.. mas pra ficar recebendo verba todo ano, fazem tudo continuar como tah..
Mas, a pergunta é: O Nordeste TEM solução? Pelo que vi, o grande incômodo de todos que falam em separatismo é o nordeste... então vcs estão encontrando no nordeste um bode espiatório para todos os problemas do Brasil? Será q estão sendo realmente justos? Será que dizer q a culpa da corrupção, da falta de desenvolvimento, da falta de segurança, etc, etc, etc, é td culpa do Nordeste? Sabe oque mais? Vcs estão falando de algo que não conhecem (tá Freds, eu sei, tu jah passou por lah... mas tu sabe exatamente como é a vida deles? a cultura e td mais? (isso eh uma pergunta, responde ae..))e que naum sabem como é!!! Deveriam antes de tudo, saber como eles vivem, saber qual eh o tipo de informção q chega a eles.. saber de TUDO! Saber se as oligarquias continuam mandando nos estados! Tem q saber q tipo de corrupção acontece!
Bem, naum estou dizendo q eles naum são culpados doq ocorre por lá, soh acho q naum pode culpar doq acontece no teu estado pelo q ocorre lah..
isso é ridículo...